Salto:Salto participa de II Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local

Junto de Sorocaba, o município foi escolhido pelo SEBRAE regional devido a implementação da Lei Geral

 

A Estância Turística de Salto foi escolhida pela regional de Sorocaba do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para participar do II Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, realizado em Foz do Iguaçu no Paraná, entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro.

De acordo com o prefeito Juvenil Cirelli (PT), Salto foi indicada pelo SEBRAE junto de Sorocaba, pois é uma das poucas cidades da região que tem a Lei Geral em atividade, ação empenhada pela atual Administração e implementada em agosto deste ano. Os assunto foi tema do 6º Encontro Empresarial realizado em setembro.

Salto esteve representada pela assessora econômica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Daniele Scalet que também é uma agente de desenvolvimento local.

Segundo a responsável pela Pasta, Eliana Moreira, Daniele é a pessoa destacada para acompanhar as ações da Lei Geral juntamente de outros sete agentes formados pelo SEBRAE.

O Fórum foi realizado pela Itaipu Binacional/Parque Tecnológico de Itaipu, SEBRAE, FAMSI (Fundo Andaluz de Municípios para a Solidariedade Internacional, CGLU (Cidades e Governos Locais Unidos), FOGAR (Fórum de Governos Regionais e Associações Globais de Regiões) e PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

De acordo com os organizadores, o objetivo do Fórum foi facilitar o diálogo e o intercâmbio entre os atores locais, nacionais e internacionais sobre a eficácia e impacto do desenvolvimento econômico local perante os desafios da época atual.

Entre os palestrantes estiveram o ex-presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, o ministro do Comércio Exterior da Albania, Bledar Çuçi, o secretário geral da Província de Huelva, Ignacio Caraballo e outras autoridades.

Segundo Daniele, com as explanações realizadas nos painéis, foi possível verificar que as ações de desenvolvimento econômico realizadas em âmbito nacional se equiparam as feitas em países como França, Espanha e Portugal.

Já em âmbito municipal, a assessora ressalta que é possível, por meio de um planejamento, intensificar ações de desburocratização e facilitação das empresas junto ao Poder Público, no que se refere a emissão de Alvarás de Funcionamento e participação das empresas nas compras governamentais.

 Salto participa de II Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local