Santa Bárbara d’Oeste:Tem início a Semana da Saúde Bucal

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, iniciou nesta sexta-feira (25) a Semana da Saúde Bucal no município. O evento ocorreu na Secretaria de Educação e contou com a participação de dentistas da rede municipal, representantes da AMEV (Associação Assistencial para Melhoria de Vida), AMOBAM (Associação de Moradores de bairros do Mollon), da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e do Serviço Assistência Social – Meimei, que participaram do programa de prevenção em saúde bucal ao longo do ano. A ação contou com apoio do Lions Clube Centro.

Em comemoração ao Dia do Dentista, o evento contou com café da manhã e exposição de trabalhos pedagógicos. Segundo o responsável pela iniciativa, José Luis Andia, a exposição dos trabalhos pedagógicos realizados ao longo do ano sobre a “Saúde Bucal” foi feita pelas 41 instituições de ensino infantil e fundamental do município e projetos sociais. “Os trabalhos ficarão expostos na Secretaria de Educação durante a semana, até o dia 31. A exposição é aberta ao público e reforçamos o convite àqueles que sintam interesse para que venham prestigiar o trabalho desenvolvido pelas crianças”, disse.

Além das unidades escolares da rede municipal de ensino, receberam durante o ano as ações CIMCAS (Centro de Integração Municipal da Criança e do Adolescente), CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e associações AMEV, AMOBAM, APAE e Serviço Assistência Social – Meimei. Entre os trabalhos expostos estão cartazes, fantoches (confeccionados com material reciclável), jogos e livros. A Secretaria de Educação está localizada na Rua Graça Martins, 680, Centro.

Aleitamento Materno

Na próxima terça-feira (29), a partir das 9 horas na Secretaria de Educação, o dentista José Luis Andia realiza capacitação sobre a importância do aleitamento materno na formação ortodôntica das crianças. A ação faz parte do Projeto “UBS Amiga do Aleitamento Materno” e tem por objetivo capacitar os profissionais das unidades no incentivo à prática do aleitamento materno como fonte exclusiva de alimento para crianças durante os seis primeiros meses de vida.

O projeto teve início no mês de julho em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde), contando também com a participação de representantes da Pastoral da Criança. A ação será complementar e destinada àqueles profissionais que não puderam estar presentes na ocasião em que a unidade recebeu a capacitação.