Santa Bárbara d’Oeste:Prefeitura promove força-tarefa para atendimento a moradores de rua

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio das Secretarias de Promoção Social, Saúde e Segurança, Trânsito e Defesa Civil, além da Guarda Municipal e Conseg (Conselho de Segurança), realizou na semana passada o atendimento a pessoas em situação de rua em diversos pontos do Município. Segundo a Meterologia, a semana passada registrou as temperaturas mais baixas do ano até agora. O objetivo é acolher as pessoas em situação de rua nos dias frios do ano e abrigá-los em locais seguros, proporcionando maior qualidade de vida.

Na madrugada da sexta-feira (26), os setores competentes realizaram buscativas no Centro da cidade, Nova Conquista e Parque do Lago – bairros com maior índice de moradores de rua – e quatro pessoas foram atendidas. Já na noite de sexta-feira e madrugada do sábado, foram abordadas dez pessoas, encaminhadas a Casa de Passagem. Diariamente, o CREAS (Centro de Referência Especializado a Assistência Social) presta serviço especializado para pessoa em situação de rua. A unidade está localizada no CSU (Centro Social Urbano), na Rua Paraguai, 100, Jardim Belo Horizonte, sala 6.

A secretária de Promoção Social, Maria Cristina da Silva, a medida tem o objetivo de proteger as vidas das pessoas, dando a condição que os moradores de rua. “Temos dois serviços na cidade para receber as pessoas em situação de rua e dar oportunidade para que eles deixem as ruas, aproveitando dias frios como os que passaram. O intuito é dar um acolhimento de forma afetiva e uma medida preventiva. Foram 14 pessoas atendidas, sendo que nove delas foram encaminhadas ao abrigo e quatro atendidas pelo Pronto Socorro Afonso Ramos”, frisou.

Desde maio o município conta com um abrigo para moradores de rua, mantido por meio de convênio entre Administração Municipal e Associação Vinde a Luz. O abrigo funciona no bairro Santo Antônio do Sapezeiro. No abrigo não há um prazo específico para permanência. O morador permanece no local o tempo necessário para a sua inserção na sociedade, sendo atendido por assistentes sociais, psicólogos, entre outros profissionais. Há também em Santa Bárbara d’Oeste uma casa de passagem, no Jardim Europa, mantida por meio de convênio entre Prefeitura e Associação Vinde a Luz.