Santa Bárbara d’Oeste: Procon SB promove pesquisa sobre preços do pão francês

O Procon de Santa Bárbara d´Oeste, vinculado à Secretaria de Administração e Fundação Procon-SP, promoveu a pesquisa de preços do quilo de pão francês. A análise foi feita no período de 5 a 13 de agosto no município, onde 64 estabelecimentos apresentaram os preços. Entre as padarias, o órgão observou uma diferença de 120% no valor. Os preços variam de R$ 4,50 a R$ 9,90.

A coordenadora do Procon SB, Maria de Fátima Felippe, ressaltou que a análise de preços demonstrou a importância do consumidor pesquisar, visto que o maior preço encontrado corresponde a mais de duas vezes o menor preço. “A orientação é que o consumidor fique atento com a pesagem do produto, além da fixação de preço praticado no estabelecimento em local visível”, disse.

Em 2006, por meio da Portaria nº 146 do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) foi estabelecida a venda por quilo do pão francês ou filão. Conforme a portaria, o preço deverá ser grafado com dimensão mínima de cinco centímetros de altura e ser afixado próximo ao balcão de venda e em local de fácil visualização pelo consumidor. A balança utilizada deverá possuir no mínimo menor divisão igual ou menor a cinco gramas e indicação do peso e do preço a pagar.

O consumidor poderá reclamar das irregularidades junto ao Procon, situado à Rua João Ridley Bufford, s/nº, Sala 01 – Centro, Praça do Terminal de Ônibus. Os atendimentos são de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, pelos telefones (19) 3455-7345, ou ainda pelo e-mail: procon@santabarbara.sp.gov.br. As reclamações relacionadas à aferição das balanças deverão ser registradas junto ao IPEM (Instituto de Pesos e Medidas) por meio do telefone 0800-013 05 22.

pães