Salto:Salto terá radares móveis em 30 dias

LT Comercial LTDA é a empresa vencedora da licitação, que fará a locação dos equipamentos ao município

Dentro de aproximadamente 30 dias a Estância Turística de Salto contará com três radares móveis operando, em pontos alternados nas principais ruas e avenidas da cidade, na fiscalização eletrônica do limite de velocidade permitido.

Em fase de assinatura do contrato, a empresa vencedora da licitação é a LT Comercial LTDA, que além dos equipamentos de medição de velocidade estático e portátil, irá locar os serviços de registro de imagens conforme orientações do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) ou INMETRO e software específico para análise e gerenciamento dos dados coletados.

A fiscalização eletrônica visa trazer benefícios como redução de acidentes, monitoramento constante de fluxos das vias e punição justa e incontestável, com documentação da infração.

Além de aumentar o conforto dos condutores e passageiros, pois pune somente os infratores, ao contrário da lombada física, que prejudica todos que trafegam pela via.

De acordo com os secretários municipais de Governo, Luiz Eduardo Collaço e de Defesa Social, Adilson Marinho, a implantação dos radares é necessária como medida de prevenção e objetiva manter um trânsito com condições mais seguras, conforme o artigo 1º do Código Brasileiro de Trânsito.

“Nos últimos anos, houve número considerável de acidentes, com e sem vítimas, por excessos de velocidade praticados por condutores que trafegam nas principais ruas e avenidas de Salto”, contaram. “Ao contrário do que muitos dizem, os radares não são uma fábrica de multas. O objetivo é exclusivamente assegurar o direito dos cidadãos e pretende educar os munícipes para que os limites de velocidade sejam respeitados”, emendaram. 

Após a assinatura do contrato, agentes de trânsito serão treinados para o manuseio dos equipamentos, que tolera até 7% acima da velocidade, antes de efetivar a aplicação da multa.  

O início da fiscalização eletrônica será precedido de orientação a população, em conjunto com uma estratégia de Educação no Trânsito, que será gerida pela Secretaria de Defesa Social.

Testes

Na última semana, o Departamento de Trânsito e Transportes da Prefeitura da Estância Turística de Salto realizou testes com o equipamento de radar móvel na Rua Nove de Julho, avenidas Dom Pedro II e Getúlio Vargas.

Em aproximadamente uma hora de teste, um mesmo veículo foi flagrado acima da velocidade permitida em dois pontos diferentes.

“É importante que os motoristas estejam atentos, que se reeduquem, que respeitem as placas indicativas de velocidade. Se dirigirem corretamente não há que temer os radares, que estarão em locais alternados”, enfatizou o diretor de Trânsito e Transportes, Ubirajara Bicesto da Silva.

Salto terá radares móveis em 30 dias  (9)