Salto:Postos de Saúde de Salto recebem Chefes de Setor

Cargos criados com a Minirreforma Administrativa contribuem para melhor definição entre atividades técnicas e administrativas 

Desde a quarta-feira, dia 6 de novembro, os postos e clínicas de Saúde, o Centro de Especialidades, a Central de Atendimento de Saúde Mental, o Centro Integrado da Saúde da Mulher, Fisioterapia e CECOI (Centro de Convivência do Idoso) da Estância Turística de Salto contam novos Chefes de Setor.

Selecionados por meio do projeto da Secretaria Municipal de Saúde chamado Incubadora de Talentos, os profissionais estão em fase de treinamento.

Os cargos criados a partir da Minirreforma Administrativa são exclusivamente de servidores públicos concursados e privativos da Secretaria de Saúde e irão possibilitar a melhor distribuição e divisão entre as atividades administrativas e técnicas nas UBS (Unidade Básica de Saúde). 

Na sexta-feira, dia 1º de novembro, em seu gabinete, o prefeito Juvenil Cirelli (PT) junto da vice-prefeita, Jussara Vilaça e da secretária municipal de Saúde, Claudia Meirelles empossou os novos cargos, que além dos Chefes de Setor, incluem a Coordenadoria de Saúde Coletiva e as diretorias de Controle Financeiro, de Logística e Distribuição e de Vigilância Epidemiológica.

Como Chefes de Setor, foram empossados, Zilmara Bassos Candido, Keyla Caroline da Silva, Lilian Cecilia Urbano, Jose Miranda da Silva, Goreth Cruz de Andrade, Fernanda de Oliveira, Rita de Cassia Rosa Balter, Clodoaldo Martins de Oliveira, Antonio Rogério Godoy, Maria Iolanda Rotelli Zibordi, Eliane Maria de Oliveira, Eliane Kiyomi Wada Ferreira, Fatima Leite de Moraes Paro, Aparecida Stringa Moreira e Salete Aparecida Corazza Faijon.

Foram nomeadas como Coordenadora de Saúde Coletiva, a enfermeira Leila Lobo dos Santos, como Diretora de Controle Financeiro, a auxiliar administrativo Priscila Xavier de Novais e como Diretora de Logística e Distribuição, a técnica em administração Michelle Caparros. 

“A nossa Administração acredita que os enfermeiros devem cuidar exclusivamente das situações relacionadas à saúde. Por isso, essa nova proposta de separar os serviços para que os Chefes de Setor cuidem de problemas estruturais como limpeza, manutenção dos postos, reposição de materiais, recursos humanos, entre outros”,

Já a vice-prefeita Jussara Vilaça ressaltou a importância da educação permanente para a carreira profissional. “A vida em algum momento, sempre dá um jeito de recompensar quem se esforçou. O conhecimento é algo que ninguém tira da gente”, salientou.

“Estamos formando um time diferente para trabalhar. Isso provocou muita emoção e despertou muitos talentos dormentes”, enfatizou a secretária Claudia Meirelles.

Os profissionais ressaltaram a necessidade de almejar o crescimento profissional.  “Muitos acham que dentro da Prefeitura vão passar a vida toda fazendo a mesma coisa. Não têm perspectiva de mudança e estacionam. Mas, temos que nos movimentar, sempre temos algo a aprender e a ensinar”, contaram. 

Já a Chefe de Setor, Maria Iolanda Rotelli Zibordi afirma que em 18 anos como funcionária pública, essa é a primeira vez que vê uma oportunidade como essa.

 

Incubadora de Talentos

Todos os nomeados passaram pelo projeto da Secretaria de Saúde chamado Incubadora de Talentos, que recebeu inscrições de cerca de 90 servidores públicos para concorrer às 19 vagas de cargos comissionados na Secretaria de Saúde. 

O projeto visa o recrutamento interno das habilidades secundárias dos profissionais da saúde.

A seleção foi dividida em dinâmicas e avaliação psicológica feitas por pessoal especializado. A partir da identificação desses profissionais, a Secretaria de Saúde discutiu com o prefeito as nomeações sugeridas.

De 1 a 15 de outubro, cerca de 30 pessoas passaram para a fase de entrevistas finais, que resultou os 19 nomes indicados.

Para as vagas de Chefes de Setor, um dos requisitos exigidos foi Ensino Médio, já para os cargos de diretoria, um dos critérios foi o Ensino Superior.

O processo seletivo todo durou cerca de três meses. Os inscritos permanecerão em um constante banco multidisciplinar para consulta da Secretaria de Saúde e para treinamentos de gestão.

Postos de Saúde de Salto recebem Chefes de Setor