Salto:Monitores de turismo de Salto visitam Salesópolis

Visita técnica à cidade onde nasce o Rio Tietê foi proporcionada pela Prefeitura no dia 21 de outubro

A Prefeitura da Estância Turística de Salto ofereceu aos monitores de turismo do município, na segunda-feira, dia 21 de outubro, capacitação e visita técnica à cidade de Salesópolis.

Realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo em parceria com a Secretaria Municipal da Ação Social e Cidadania a visita faz parte das ações de incentivo dado aos servidores públicos municipais, para que enriqueçam e ampliem suas áreas de conhecimento e experiências com os diversos tipos de turismo existentes no país. Além da valorização dos servidores.

Os profissionais foram orientados por um monitor local sobre a formação e o funcionamento da Barragem Ponte Nova.  Visitaram também a Usina Parque de Salesópolis, onde puderam conhecer a hidrelétrica com origem no século XX.

Foi oferecido a equipe um almoço no Restaurante Senzala, tipicamente construído em “pau a pique” e “taipa de pilão”. No local, os monitores descobriram que o restaurante, na realidade não era uma senzala. Por muito tempo serviu como ponto de parada dos comerciantes que, vindos da Capital e Vale do Paraíba, percorria o caminho, chamado Rota do Sal, para a comercialização de produtos, como a compra e venda de escravos, servindo também como ponto do “pouso”.

Já no período da tarde, os monitores visitaram o Parque das Nascentes do Tietê, onde viram o Berço do rio, conhecido como o Olho d’água ou Olho da Nascente mais famoso do estado. O local foi criado para proteger as nascentes do rio mais importante do estado, na Serra do Mar, em meio à Mata Atlântica.

Segundo os profissionais de turismo, este foi o momento ápice do passeio, em que a emoção tomou conta de todos. “Este momento foi único. Pudemos sentir a emoção de muitos ao ver o quanto o Rio Tietê é natural e limpo antes de chegar em São Paulo. Valeu muito esta visita que proporcionou também aprendizado e aflorou novas ideias para implantarmos no nosso município”, contou a assessora, Daniela Roger.

Monitores de turismo de Salto visitam Salesópolis