Salto:Abertas inscrições para cursos do SENAI em Salto

Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Desenhista Mecânico e Auxiliar de Pessoal têm início em outubro

Promovido pelo Programa de Empregabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura da Estância Turística de Salto em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), acontece os cursos de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Desenhista Mecânico e Auxiliar de Pessoal.

As inscrições devem ser feitas pelo site pronatec.mec.gov.br ou diretamente no CEMIP/SENAI (Centro Municipal de Iniciação Profissional/Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que fica na Rua Rio Branco, 1555, Centro, local em que as aulas serão ministradas.

Para se inscrever é necessário cópias do RG, CPF, comprovante de endereço e escolaridade (conclusão de Ensino Médio) ou declaração de que está matriculado no Ensino Médio. Em casos de candidatos menores de idade, é preciso também CPF do responsável.

A gratuidade só poderá ser concedida a candidatos que estudam ou se formaram na rede pública de ensino.

Com previsão de início para o dia 3 de outubro e término em 17 de dezembro, o curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão será realizado de segunda a sexta-feira das 12h às 16h.

De acordo com o SENAI, a duração do curso é de 200 horas e ao término do programa os participantes deverão ser capazes de fazer instalações de rede elétrica de baixa tensão, utilizando vários tipos de materiais, equipamentos, ferramentas e acessórios de acordo com suas características e aplicações.

Já o curso de Desenhista Mecânico tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas à elaboração de desenhos definitivos de peças e conjuntos mecânicos, utilizando técnicas de traçado de acordo com as normas técnicas e representações normalizados.

Com carga de160 horas, a formação será ministrada de segunda a sexta das 13h às 17h a partir do dia 3 de outubro até o dia 17 de dezembro.

Para o curso de Auxiliar de Pessoal, a duração é de 160 horas e está previsto para começar no dia 13 de outubro, também com realização de segunda a sexta-feira das 12h às 16h.

Segundo o SENAI, nesta formação, o participante se torna apto a realizar atividades de administração de pessoal em processos de admissão de empregados, controlar jornada de trabalho e pagamento de encargos sociais, 13º salário, férias e rescisão de contrato.

O aluno será capacitado também a preparar, emitir e organizar documentos e processos da área, de acordo com a legislação trabalhista.

Além disso, aprenderá a calcular a folha de pagamento e acompanhar horas trabalhadas, horas extras, faltas e atrasos, organizar informações cadastrais dos empregados, realizar cálculos diversos e preparar o recolhimento de encargos e elaborar documentos relativos às obrigações acessórias da área.