Salto realizou a 2ª Conferência Municipal da Cultura

Evento discutiu, aprovou propostas e escolheu delegados que representarão o município na Conferência Estadual

No último final de semana, dias 6 e 7 de julho, sábado e domingo, o Centro de Educação e Cultura Anselmo Duarte sediou a 2ª Conferência Municipal da Cultura, evento organizado pela Secretaria da Cultura e Turismo da Estância Turística de Salto em parceria com o Fórum Permanente de Cultura.

A cerimônia de abertura da Conferência foi realizada na manhã do sábado, dia 6 de julho, na Sala Palma de Ouro, contando com a presença da vice-prefeita Jussara Vilaça, representando o prefeito Juvenil Cirelli; secretário municipal da Cultura e Turismo, Marcos Pardim; o presidente da Câmara, vereador Divaldo Aparecido dos Santos; o representante do Ministério da Cultura Regional São Paulo, Valério Bemfica; o representante do Fórum Permanente de Cultura Paulo Giovanni de Carvalho; secretários municipais; veradores Edemilson Pereira dos Santos; Wilhes Gomes da Silva e Antonio Cordeiro dos Santos; artistas, produtores culturais, empresários e a comunidade saltense.

Músicos do Grupo Tom do Jazz, bailarinos da Faces Ocultas Cia de Dança e do B.S.T.S. Grupo Municipal de Street Dance, se apresentaram para os convidados. A Conferência recebe ainda a Exposição Fotográfica “Retratando Cultura” realizada pelo Fórum Permanente de Cultura e organizada pelo DT!UP Photobar, com imagens dos fotógrafos: Adriana Dri+, Gaspar Brunelli, Jurandyr Silvestre, Luciane Panisson, Milton Singulani, Omar Melussi e Rubem Rocha.

Após a solenidade de abertura foram ministradas as palestra do secretário da Cultura e Turismo de Salto Marcos Pardim e do representante do Ministério da Cultura Regional São Paulo Valério Bemfica, que discorreram sobre a importância da Cultura enquanto política pública, dando subsídios para as discussões de cada eixo, além das questões relativas à parte institucional da Cultura em sua relação com o Estado e com a Sociedade.

A Conferência teve continuidade no período da tarde do sábado, com o Grupo de Trabalho por Eixos: I – Implementação do Sistema Nacional de Cultura; II – Produção Simbólica e Diversidade Cultural; III – Cidadania e Direitos Culturais; IV – Cultura e Desenvolvimento Sustentável.

Durante todo o domingo, dia 7 de julho, foi realizada nas dependências no Auditório Paulo Freire no Centro de Educação e Cultura Anselmo Duarte, a plenária que aprovou as propostas colocadas por cada eixo temático da conferência. Cada eixo possuiu um coordenador, sendo eles, respectivamente, Claudiney Bravo, Marcelo Santto Bado, Rose Ferraria, Luciane Panossian e tiveram que apresentar cinco propostas para nível municipal, duas a nível estadual e duas a nível federal.

Após os debates foi realizada a eleição que escolheu os três delegados da sociedade civil que representarão Salto na Conferência Estadual de Cultura, juntamente com dois membros indicados do poder público. Foram apresentadas apenas três candidaturas e desta forma, todos os candidatos foram conduzidos ao cargo de delegados representantes de Salto, sendo eles Paulo Giovani (Gio Perro Loco), João Teixeira Junior e Rose Ferrari. Findada a eleição, a Conferência foi encerrada pelo presidente, o Secretário de Cultura Marcos Pardim, conforme decisão da plenária de antecipar os trabalhos e encerrar a mesma no domingo, dia 7 de julho.