Salto: IX Congresso de Educação de Salto trouxe reflexões sobre o papel dos educadores na contemporaneidade

O evento aconteceu durante três dias, nos períodos da manhã, tarde e noite

Inúmeras atividades e apresentações possibilitaram aos educadores presentes no IX Congresso de Educação, promovido pela Prefeitura da Estância Turística de Salto, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação, refletirem sobre o papel e desafios do educador na contemporaneidade.

            O evento teve início com uma abertura solene, em 15 de julho, prosseguindo até o dia 17, nos períodos da manhã, tarde e noite.

            Um dos grandes destaques foram os relatos de experiência, feitos por profissionais da rede, dentre eles professores e ADI´s (Auxiliares de Desenvolvimento Infantil), que socializaram importantes trabalhos desenvolvidos com os alunos, no dia a dia, principalmente os voltados à inclusão. Os relatos tiveram o principal objetivo de divulgar não somente exemplos de sucesso, mas comprovar, acima de tudo, que existem possibilidades múltiplas de construção da educação que todos desejam.

            Para contribuir e falar um pouco mais sobre essa educação necessária e transformada, estiveram presentes no Congresso palestrantes renomados da área, que fizeram e ainda fazem parte da formação dos profissionais da educação. Os temas apresentados pelos mesmos abordaram as características fundamentais dos educadores nos dias de hoje, dentre elas o afeto, a construção de relacionamentos, a inclusão, o saber brincar, o uso das tecnologias como ferramentas para oensino, dentre outros. O intuito dessas contribuições foi, como disse Prof.ª Dr.ª Emília Cipriano, demonstrar aos profissionais que “eles não são educadores de um único segmento, mas sim educadores de vida”.

            Além dos relatos, o IX Congresso também contou com exibições que trouxeram um pouco do trabalho realizado na rede de ensino, como o Projeto “Ler é uma Viagem” e as contações de histórias. Contou ainda, com oficinas, minicursos, espetáculo teatral, coreografia e interpretação do hino da cidade de Salto em Libras, feita pelos alunos do CEMUS IX.

            No período noturno, o evento teve sequência, comencontros feitos pelos professores, coordenadores e diretoras da EJA – Educação de Jovens e Adultos, para elaboração do novo plano de aula do segmento, e palestras especiais destinadas a professores e alunos do curso de Contabilidade do CEMUS II.

O IX Congresso, que há anos é referência em Salto e toda região, novamente reuniu um grande público, totalizando mais de 1.000 pessoas.

 Mais Fotos: CapivariOnline

Crédito fotos: KR Comunicação

IX Congresso de Educação de Salto trouxe reflexões sobre o papel dos educadores na contemporaneidade-9