Rodrigo e Vitor lançam o programa “Dose em Casa” no bairro São João

Dez moradores do bairro São João Batista receberam a visita do prefeito Rodrigo Abdala Proença (PPS), do vice-prefeito Vitor Riccomini (PTB) e da secretária da Saúde, Eliane Piai, na manhã de segunda-feira, 03, para o lançamento do programa “Dose em Casa”.

A partir deste mês, essas pessoas (acima de 60 anos, diabéticas e hipertensas, acamadas, cadeirantes ou com dificuldade de deambulação) não precisarão ir mais ao Posto de Saúde Central para retirar esses medicamentos, porque eles serão entregues mensalmente em suas casas por agentes de saúde em “kits”.

Além da entrega, segundo a secretária da saúde, será também de responsabilidade dos agentes de saúde o controle das receitas, o acompanhamento dos quadros e o agendamento de consultas. “Queremos um atendimento mais humanizado e até mesmo abranger pessoas que ainda não fazem parte do programa por, justamente, não ter como se locomover ao Posto Central”, comenta Eliane.

As autoridades foram até a casa dos pacientes, acompanhadas da agente de saúde Ana Paula Benedito de Souza e da técnica de enfermagem Aline Manrique. Para Aparecida Fonseca Bernardo, 63 anos, o programa é ótimo, porque ela tinha dificuldade em ir até o Posto Central. “Valeu a pena mudar o governo”, ressaltou a moradora ao prefeito Rodrigo.

Maria Helena Nogueira da Silva está com o marido acamado e, para ela, o “Dose em Casa” também será uma grande ajuda. “Era muito corrido para mim, porque cuido dele sozinha. Foi o que pedi para o Rodrigo na época da campanha: saúde em primeiro lugar.”

Os “kits” são compostos por diversos medicamentos, como hidroclorotiazida, captopril, enalapril, metiodopa, losartana, insulina, anlodipino, propranolol e insulina, além de agulhas e seringas. O projeto piloto foi lançado no bairro São João e será expandido em julho para o bairro Castelani.

“Encontramos um verdadeiro caos na saúde e essa é a prioridade da minha Administração. Queremos dar um atendimento digno aos cidadãos, além de mais qualidade de vida. Para este ano temos o ‘Dose em Casa’, a conclusão da Unidade de Pronto Atendimento [UPA] e a construção do Centro Especializado de Atendimento à Mulher e a Criança, que constava no nosso plano de governo, além de maior ajuda para a Santa Casa. Estamos dispostos a melhorar e muito a saúde de Capivari”, comenta o prefeito Rodrigo.