RETRATOS DO BRASIL

 O brasileiro tem como paixões, futebol, carnaval e samba lelê, segundo várias opiniões como o cantor Latino e várias pessoas que estudam o Brasil, tais como o antropólogo Roberto da Matta e tantos outros.

Observando sob este prisma podemos dizer que o futebol é como se fosse uma paixão e uma fé. Cada time desperta em seus torcedores sentimentos de amor e ódio, que passam pela euforia quando o time ganha e depressão se acontece o contrário.

Dizem que uma empresa multinacional, quando percebeu que na segunda e quinta-feira (dia posterior aos jogos de futebol), a produtividade em sua fábrica decaia, pois os funcionários do time perdedor entravam cabisbaixos e chateados, adotou o seguinte critério: o Diretor de Recursos Humanos desta empresa baixou uma CI (Comunicado Interno), solicitando que os funcionários de tal empresa utilizassem fitas coloridas nos braços.

A fita vermelha significaria que a pessoa não estava se sentindo bem naquele dia e o chefe deveria entender e até, se possível, tentar ajudar a pessoa e melhorar o seu astral e consequentemente a produtividade do mesmo.

 Se o colaborador utilizasse a fita amarela, significava que ele estaria numa posição neutra e que a atenção ao mesmo também deveria ser dada, com menos preocupação do que caso anterior. Agora, se o colaborador estivesse usando a fita verde, ele estariam bem.

Transpondo a experiência para o cotidiano, mulheres e homens e seus respectivos pares que passem a utilizar este método na vida pessoal, imagine a cena: você chega a casa e sua companheira está com a fita verde. Oba: “hoje é festa lá no meu AP” e vamos conferir o estado de espírito.

Caso você chegue a casa e sua companhia esteja usando a fita amarela, experimente um vinho, música e luz de vela, quem sabe ainda se consegue alguma coisa…

 O duro é se chegar a casa e encontrar a fita vermelha. Aconselham os consultores (profissionais que ajudam os administradores) que nestes momentos, todo cuidado é pouco! A atenção à pessoa amada deve ser ampla total e irrestrita.

O carnaval, diz o grande escritor Roberto da Matta, é uma metáfora de uma organização. As pessoas trabalham o ano inteiro para que em poucos dias seja criado um espetáculo que encanta ao mundo.

Dizem que a combinação de criatividade do brasileiro no mundo dos negócios pode ser vista na sua criatividade ao fazer o carnaval.

Igualmente, note-se que falar do samba é falar da paixão do brasileiro por música e por dança. Resumo da ópera: futebol, carnaval e samba são combinações que fazem o brasileiro viver melhor, comer melhor (sem trocadilhos) e dormir melhor.

 

e – Robson Paniago é Administrador Tecnológico & Social

robsonpaniago@hotmail.com

site: www.portalconsultee.com