Prefeitura de Capivari investe na segurança dos trabalhadores municipais.

A Prefeitura de Capivari realizou nos dias 10 e 11 de junho, o curso de formação da CIPA municipal.

O curso de formação de cipeiros teve duração de 20 horas, durante a capacitação os membros da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, puderam aprender várias técnicas que serão utilizadas na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

A grade curricular do curso abortou temas como legislação trabalhista e previdenciária relativa à segurança e saúde no trabalho, noções de primeiros socorros, combate a incêndio, técnicas de investigação de acidentes; estudo do ambiente, das condições de trabalho, assim como dos riscos originados das prestações de serviço; metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho; noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposições aos riscos existentes no âmbito da Administração Pública Municipal; noções sobre a Síndrome da Imodeficiência  Adquirida-AIDS e doenças sexualmente transmidas-DST, e medidas de proteção e princípios gerais de higiene do trabalho e medidas de controle dos riscos.

A CIPA é composta por 10 membros, sendo que cinco representam os servidores públicos municipais e cinco representam a Administração Pública do município.

A Presidência da comissão será dirigida por um dos representantes da administração e o vice-presidência será preenchida por um dos representantes dos servidores públicos municipais.

A Comissão se reunirá uma vez por mês em assembleia ordinária, e em caso de acidentes graves ou fatais, eles se reunirão em assembleia extraordinária, para avaliar o acidentante e recomendar medidas para que o mesmo tipo de acidente não se repita.

“Ao investir na capacitação dos cipeiros, o prefeito está investindo na segurança de cada servidor, pois, os membros da CIPA a partir de agora serão agentes multiplicadores da pratica do trabalho seguro.” Comentou o presidente da comissão eleitoral Reginaldo Nogueira Oliveira.