INVERNO: a estação da Naftalina

           A Naftalina é um produto comercial cuja substância principal é o Naftaleno. Este produto é tóxico e traças e baratas são repelidas pelo vapor que este produto exala; sendo assim, as roupas guardadas próximas a este produto ficam “protegidas” do ataque destas pragas. Era muito comum guardar roupas de frio juntamente com bolinhas de Naftalina para evitar o ataque destas pragas. Mas ao contrário do que alguns acreditam, a Naftalina não tem ação anti-umidade.

            O uso da Naftalina se baseia no fato de que esta substância sofre sublimação em pressões ambiente (em torno de 1 atm); isto é, passa diretamente do estado sólido para o estado gasoso – “não molha as roupas”. Os vapores gerados de Naftalina são tóxicos e atuam na eliminação destes insetos indesejáveis.

            No entanto, esta substância também é tóxica para os seres humanos e, dependendo da quantidade, também pode traze alguns transtornos tais como: fortes dores de cabeça, lesões no fígado e nos rins, irritação nos olhos, na pele e no aparelho respiratório. Evite principalmente o uso deste produto em roupas de crianças (deixar longe das crianças, pois as mesmas podem confundi-las com algo comestível – tipo balas) que são mais susceptíveis à intoxicação. Além disso, as roupas guardadas em contato com Naftalina devem ser lavadas novamente antes do uso para evitar maiores contatos.

            A Naftalina é uma substância branca, em forma de lâminas, volátil, com odor característico e inflamável. Também é usado como matéria-prima na fabricação de outros produtos tais como: ácido ftálico, corantes, plásticos, solventes e derivados halogenados (inseticidas e fungicidas). O Naftaleno é obtido principalmente através da destilação do alcatrão da hulha, no qual está presente na proporção de 7%.

NAFTALINA

 

daltamir