Capivari:Promad forma mais de 300 alunos em sete Escolas de Capivari

Programa desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública oferece aulas lúdicas aos estudantes dos 5ºs anos para conscientização e prevenção às drogas.

“Sem drogas, vamos viver”. É repetindo este slogan que mais de 300 estudantes dos 5ºs anos de sete escolas do município receberam orientações sobre a prevenção do álcool e das drogas pelo Promad (Programa Municipal Antidrogas). As formaturas começaram a ser realizadas nesta terça-feira, dia 16, e seguem até o dia 1º de julho.

Com 12 aulas interativas e lúdicas sobre a prevenção do álcool e das drogas, o programa desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública, que está no terceiro ano consecutivo, tem como objetivo conscientizar e transformar os alunos em multiplicadores da prevenção do álcool e drogas na sociedade.

Mais de 300 estudantes foram instruídos pelos guardas municipais, Marcos Roberto Teixeira, Isabel Cristina Alves e Gerson Rodrigues. As aulas foram realizadas semanalmente, acompanhadas por cartilha em sete escolas do município.

“Este é um trabalho social muito importante realizado junto às crianças do município. Nesta idade, entre 9 e 10 anos, a orientação contra o consumo de drogas é de extrema importância, visto que um levantamento divulgado pelo SENAD [Secretaria Nacional Antidrogas] aponta que grande parte do uso de drogas começam entre os 10 e 12 anos”, disse o secretário de Segurança Pública, Gamaliel Lourenço de Souza.

De acordo com ele, o Promad também compartilha a orientação entre os pais, já que muitas atividades são enviadas para casa, fortalecendo os laços entre a família e o pré-adolescente. “As apostilas trazem atividades que eles fazem em casa, junto com os pais, o que é muito importante para melhorar esta relação de afeto e respeito. Além disso, também é trabalhada a prevenção do uso de álcool dentro de casa, um dos grandes fatores de risco para a entrada dos adolescentes no uso de álcool e outras drogas”, ressaltou Gamaliel. Vale lembrar que entre as drogas está incluso o tabaco.

Outro aspecto importante é a melhoria na relação entre o Guarda Municipal e os pré-adolescentes. “O Programa faz com que os guardas civis sejam vistos como figuras de segurança e não de repressão. Isso também é muito importante para a formação destes alunos”, completou Sousa.

Para o secretário da Educação, Nadir Assalin, o Promad é uma parceria que deu muito certo. “O Promad realiza um importante trabalho de conscientização e prevenção ao consumo de drogas e à violência. Essa parceria entre a Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria da Saúde veio para ficar”, enalteceu.

Durante sua fala, o prefeito, Rodrigo Proença, enfatizou o trabalho da Guarda junto à escola “A nossa Guarda Civil não realiza somente um trabalho ostensivo, mas é capacitada para desenvolver um programa social com os alunos. É um investimento a longo prazo já que prevenindo hoje não terá que punir amanhã”, disse Rodrigo que agradeceu a confiança dos pais pelo trabalho da guarda com os seus filhos.

Até o fim deste semestre, o programa formará 1.200 alunos desde sua criação. Esse número deverá passar a 1.600 no final do ano.

Acompanhe o cronograma de formatura:

Dia 16 – EMEIEF Professora Ana Ap. Rufino Dias

Dia 17 – Eicap Professora Teresinha de Jesus Macluf

Dia 18 – Eicap Profº Dirceu Ortolani Stein

Dia 19 – EM Profª Hermínia de Cmargo Penteado

Dia 20 – EM Cherubim F. Sampaio

Dia 30 – CNEC

Dia 1º de julho – EMEIEF Derly Andriotti