Capivari:Educação e Meio Ambiente iniciam Projeto de Coleta de Óleo de Cozinha Usado

Crianças da Rede Municipal de Ensino recebem nesta semana palestra sobre os prejuízos do descarte irregular do óleo.

Os estudantes da Rede Municipal de ensino estão recebendo durante esta semana palestras sobre o Projeto de Educação Ambiental e Coleta de Óleo de Cozinha Usado. O objetivo do programa, organizado pela Secretaria de Educação e o Departamento de Serviços Públicos e Meio Ambiente, é preservar o meio ambiente de uma forma sustentável e dar o destino adequado ao óleo de cozinha usado.

Em uma breve apresentação aos alunos, o representante da empresa Disk Óleo, Igor Arantes, explica um pouco sobre os prejuízos que o óleo acarreta ao meio ambiente e como o projeto será desenvolvido. O descarte irregular no esgoto doméstico causa o entupimento e a proliferação de insetos e ratos. “Cada litro de óleo despejado nos rios, represas e mananciais pode contaminar cerca de 25 mil litros de água, elevando custos em seu tratamento e inviabilizando o consumo”, ressaltou Igor.

O projeto será realizado da seguinte forma: durante as visitas, os alunos são informados de que poderão levar óleo de cozinha usado de casa em garrafas pet para a escola. A cada 5 litros recolhidos será somado um ponto no placar da escola. Essa pontuação dará a oportunidade de troca por itens de materiais esportivos, cultural e áudio visual. Para se ter uma ideia, ao somar 35 pontos a escola poderá trocar por uma bola de vôlei, já para um computador são necessários 1.200 pontos.

Além disso, a empresa disponibilizará aos alunos ou professores que tiverem parentes responsáveis por estabelecimentos comerciais um galão para uma coleta maior de óleo usado. Toda a parte de retirada do produto será realizada pela Disk Óleo, sem gerar nenhum custo à Prefeitura.

“Participar do projeto de reciclagem de óleo de cozinha é uma experiência muito positiva na medida em que os alunos serão conscientizados da importância da preservação do meio ambiente como única forma de garantir uma vida de qualidade para as futuras gerações. Outras ações são desenvolvidas nas escolas municipais visando a educação ambiental, como: plantio de árvores, coleta de pilhas e baterias, visita a Fazenda Milhã para estudo do meio e trabalho diária na sala de aula em atividades propostas pelo material do Sistema Anglo”, explicou o secretário da Educação, Nadir Assalin.

 

Biocombustível

De acordo com Igor Arantes, a empresa realiza a transformação do óleo usado em biocombustível, além do aproveitamento de 10% por litro de óleo para a produção de glicerina para uso farmacêutico e cosmético, bem como a sobra de sal utilizada na agricultura para o gado.

A meta da Disk Óleo é retirar 3 milhões de litros de resíduos de óleo e borra de soja ao ano, reciclando e produzindo EcoBiodiesel, com a remoção do ambiente de cerca de 4 mil toneladas de monóxido de carbono e 4mil de material particulado que seriam gerados pelo combustível fóssil.