Capivari promove 6ª Conferência Municipal de Assistência Social na próxima semana

Evento ocorre na sexta-feira, 21, a partir das 8h, na Casa da Cultura; secretário reforça importância da participação da população

A Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, promove, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (Cmas), a 6ª Conferência Municipal de Assistência Social, na sexta-feira, 21, entre 8h e 17h, na Casa da Cultura.Conselho

Nesta edição, a Conferência terá como tema: “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do Sistema Único de Assistência Social (Suas)”. Os debates e atividades do evento serão divididos em três eixos temáticos: “Cofinanciamento e Regionalização dos Serviços da Assistência Social”, “Gestão do Suas e do Trabalho” e “Gestão dos Serviços, Programas, Projetos e Benefícios no Suas”.

O secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Cristian Fernandes, reforça a importância da participação da população, principalmente daqueles moradores atendidos por programas sociais, como o Bolsa Família, o Renda Cidadã, o Projeto Criança e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

“A presença dos cidadãos é o fator mais importante do evento”, diz o secretário. “Sem a participação da população não é possível conhecer a opinião de quem está se beneficiando dos serviços prestados na área de assistência social”.

Segundo Fernandes, a Conferência é a oportunidade que os moradores têm para ajudar na avaliação e definição de estratégias dos trabalhos do Suas. “Como a palavra conferência sugere, o objetivo do evento é que a população confira os trabalhos desenvolvidos na área. Esperamos que a população participe e apresente propostas e ideias que possam melhorar os serviços oferecidos”, afirma.

Para a diretora dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marina Lopes, a participação da população atribui “legitimidade” ao resultado da Conferência. “Com a participação da população, será possível analisar com maior legitimidade os avanços, as conquistas, os desafios e as dificuldades na construção e consolidação do SUAS, melhorando a gestão e, consequentemente, o atendimento aos usuários”, declara.

Atendimento

Em virtude da 6ª Conferência Municipal de Assistência Social, durante a sexta-feira, excepcionalmente não haverá atendimento nas seguintes unidades: Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, Cras, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Casa dos Conselhos.