Rafard: Chefe da Vigilância Sanitária fala sobre a dengue

Como já é de conhecimento coletivo, a epidemia de dengue existe em diversos estados. Rafard também possui diversos casos. Por isso, com o objetivo de alertar a população quanto aos riscos e expor a real situação do município enfatizando onde a população pode atuar para controlar a proliferação do mosquito, o chefe da Vigilância Sanitária, Celso Cerezer respondeu a uma série de perguntas.

Qual o número de casos de dengue em 2014 e neste ano?

Celso Cerezer – Em 2014 tivemos 13 casos notificados, sendo 11 positivos e 02 descartados. Já em 2015 são, até aqui, 152 notificações, com 39 casos positivos, destes 33 autóctones e 06 importados, com 21 casos descartados e 90 em apuração.

A que fato se deve esse aumento significativo de casos?

CC – A epidemia está alastrada por todo o estado, para não afirmar em todo o território nacional. O aumento das chuvas e a falta de cuidado contribui para o aumento desse número. Estamos trabalhando forte no sentido de orientar e combater o mosquito. Mesmo diante de tantos casos em nossa região, podemos afirmar que Rafard ainda está em uma situação estável.

Dentro deste cenário citado a cidade encontra-se em qual estado?

CC – Até o momento não foi decretado estado de alerta ou epidemia. Importante frisar que também não temos nenhum caso grave ou hemorrágico.

Existe algum paciente internado?

CC – Apenas um, porém não por complicações da dengue.

Este ano estamos observando que o trabalho de combate vem se intensificando. Quais as principais medidas tomadas no combate ao mosquito?

CC – Dentre as várias ações que estamos fazendo, a realização de controle de criadouros e atividades de bloqueio-nebulização são as principais. Também estamos em trabalho conjunto com o PSF para orientarmos e prevenirmos os munícipes por meio do trabalho casa a casa e também nas escolas. Fora isso, buscamos manter nossa divulgação via site oficial (Prefeitura), redes sociais, jornais, rádios e panfletos.

Em média, quantas pessoas com suspeita de dengue são atendidas na Unidade Básica de Saúde (UBS)?

Média de 30 atendimentos por dia de suspeitos.

Como é feito esse atendimento? Qual o procedimento adotado pela unidade?

CC- Os pacientes passam por uma triagem com a Enfermeira, os que estão com sinais vitais alterados (temperatura acima de 38 graus) tornam-se prioritários. Todos os pacientes são encaminhados para o médico, sempre de acordo com a gravidade. Após isso é encaminhada uma ficha do paciente ao Setor de Vigilância Epidemiológica para a verificação e acompanhamento bem como inserção de dados no sistema conforme protocolo.

Como deve ocorrer o tratamento/recuperação da pessoa infectada?

CC-São feitos vários exames para ver o estado clínico do paciente, é realizada também imediatamente a hidratação do paciente.  Orientação sobre a hidratação diária: (entre 60ml a 80ml de líquidos por kg da pessoa por dia). Quando recomendado pelo médico  é feito uso de medicação para controle da febre. Orientação quanto a possíveis sangramentos e no caso de duvidas ou piora retorna a UBS.

Para encerramos, quais as principais recomendações aos moradores de Rafard?

CC – Peço a todos que colaborem mantendo caixas d’água sempre fechadas, calhas e vasos de plantas sempre limpos, sem água parada. Cuidado com pneus, garrafas pet e demais objetos que possibilitem o acúmulo de água. O intuito é evitar a água parada, principal proliferador do mosquito.

 Para as pessoas que estão com dengue eu recomendo que sigam as instruções de seu médico.