Secretaria da Saúde de Capivari promove Semana da Luta Antimanicomial

O Dia da Luta Antimanicomial representa uma reivindicação antiga de familiares e trabalhadores da saúde que defendem a reorientação do modelo de atenção à saúde mental no Brasil. Em substituição aos hospitais psiquiátricos foram criados no país, no final da década de 80, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O município de Capivari possui duas unidades, o CAPS AD e o CAPS II.
Entre os dias 11 e 18 de maio, a Secretaria da Saúde, por meio da Saúde Mental realizará várias ações em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial, comemorado nacionalmente em 18 de maio.
“O dia 18 de maio marca a comemoração do movimento da Luta Antimanicomial no Brasil como um ator social privilegiado que, incluindo usuários, trabalhadores e familiares de todo o País, conseguiu, desde os anos 80, impulsionar e fazer acontecer a Reforma Psiquiátrica brasileira. A comemoração da data é importante para fortalecer cada vez mais os ideais e melhorar assim o atendimento psiquiátrico com a troca de informações e experiências”, conclui a Secretaria de Saúde, Eliane Piai.
Este ano em especial, a Secretaria receberá a microrregião, composta pelos municípios de Capivari, Mombuca, Rafard e Elias Fausto além da Coordenação Nacional de Saúde Mental. 
A Saúde Mental de Capivari foi contemplada pelo Ministério da Saúde pelo Projeto de Percursos Formativos na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e da Coordenação de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas.
O Projeto de Percursos Formativos na RAPS foi lançado, por meio de uma chamada pública para seleção de projetos, em novembro de 2013. Contemplando apoio financeiro a municípios que desenvolvam projetos de educação permanente nos pontos de atenção da RAPS. A Semana de Luta Antimanicomial é um dos projetos contemplados pelo programa, isso inclui ações de formação no âmbito específico da troca de experiência entre profissionais (intercâmbio entre experiências) e supervisão clínico institucional.
Mais informações podem ser obtidas no CAPS II,  Rua Sinharinha Frota, 290 – Centro ou pelo telefone: 3492-1533.

Cronograma
11 de Maio
 Evento de abertura no Capivari Clube, localizado na Rua Bento Dias, 294 – Centro. 
9h – Abertura
9h 30min – Apresentação de música dos clientes CAPS II
10h – Apresentação e contextualização da microrregião de Capivari
10h 30min – Apresentação  do Projeto CINAPSI (Centro Integrado de Atenção Psicossocial) de Rio Claro
11h –  Apresentação do TCC feito pelos profissionais da Saúde Mental do Projeto CINAPSI
11h 30min – Apresentação do Projeto “Percursos Formativos na RAPS”
12h – Relato das vivências no percurso formativo em Uberlândia
12h 30min – Encerramento com apresentação de música dos clientes CAPS II
Público Alvo: os profissionais da RAPS da Microrregião de Capivari, Rede Receptora, Coordenação Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, comunidade, usuários e familiares. Evento aberto ao público.

12 e 13 de Maio
Redes Visitantes e Roda de Conversa nos setores da Saúde: Caps AD, Caps II, Ambulatório da Saúde Mental, Postos de Saúde Castelani, Padovani e Santa Rita.

14 e 15 de Maio
Oficinas técnicas na Câmara Municipal de Capivari.

18 de Maio
Caminhada em manifestação ao dia da Luta Antimanicomial, saída no Caps II às 9h e encontro final na Praça Central. Entre os participantes estarão os servidores, clientes e familiares da Saúde Mental. Caminhada aberta ao público.

luta antimanicomial 2015