Rafard: Prefeitura firma parceria para cursos de qualificação na área da Agricultura

No último dia 20, Márcio Jacob Hessel, Chefe de Divisão do Departamento de Agricultura e o Eng. Agr.Guilherme Mikhail, representando a cidade de Mombuca estiveram na sede da Canacap em Capivari para fecharem parceria com Sindicato Rural local. A união consiste na promoção, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), de vários cursos de qualificação, objetivando trazer resultados positivos e inovadores tanto aos pequenos produtores rurais quanto aos consumidores de produtos agrícolas.

Segundo o Presidente do Conselho Municipal, que agora também assume uma cadeira no Conselho Regional, Márcio Jacob Hessel, as reuniões dos Conselhos são fundamentais para o desenvolvimento agrícola, com temas relevantes e apresentações de projetos a serem aplicados na região durante o ano.

“Nosso encontro consiste na apresentação de projetos e cursos a serem implantados ao longo do ano. Os representantes de cada município explanam suas ideias e o Coordenador do SENAR da Região, Antonio César Bresciani, os avalia conforme a necessidade dos produtores rurais para a agregação de valores na propriedade”, afirmou Márcio Jacob.

Para fevereiro, o Governo está promovendo em parceria com o SENAR, Sindicato Rural de Capivari, CATI-Rafard e CATI-Mombuca, um curso de “Produção de Tomates Orgânicos”, no qual está sendo implantado um projeto piloto na propriedade rural da Família Fávaro, no Bairro Limoeiro. A Olericultura Orgânica é a produção de hortaliças e legumes sem a utilização de qualquer produto químico como agrotóxicos (pesticidas e herbicidas), adubos químicos, etc.

Na visão do Prefeito de Rafard, Cesar Moreira, a implantação do projeto será mais um passo importante para a cidade, visando uma alimentação saudável e beneficiando consumidores e produtores.

“Este é um projeto fundamental para a nova metodologia agrícola. O enfoque é por uma alimentação saudável e de subsistência, beneficiando tanto a população (consumidores do produto), quanto os pequenos produtores (familiares)”, enfatizou o Prefeito.