MEDITAR É CRUCIAL

A meditação é fundamental para o homem de negócio porque o deixa centrado para a tomada de decisão. Devemos tomar alguns minutos em nossos dias atribulados e sempre, seja em casa ou no escritório, fazer uma meditação que nos dará uma paz de espírito e conforto.

Quando mencionamos que o administrador deve tomar sempre o caminho do meio, dos orientais, é exatamente assim, trabalhar muito, mas sempre dar um tempo, para poder resistir às pressões, e relaxar através da meditação.

Se possível colocar uma música relaxante que possa induzi-lo a um estado  Zen, posição em lótus, isto é, pernas dobradas e concentração para fugir dos nossos pensamentos diários.

Não acreditem em pessoas que venham auxiliá-los através de autoajuda e dizendo receitas miraculosas para sobressair-se. Em toda minha vida profissional vislumbrei e continuo a vislumbrar que a receita de sucesso, passa por: trabalho, trabalho e trabalho.

A meditação é algo que nos purifica a alma e por isso também acreditamos que os administradores devem curtir um hábito muito saudável e desejável para seu desenvolvimento pessoal e profissional chamado leitura.

Bons livros fazem o administrador refletir sobre aspectos importantes da vida, tais como seu sentido, suas necessidades e ajuda o mesmo a se tornar uma pessoa melhor, mais sábia e também com uma bagagem cultural muito mais aprimorada.

Família aonde existe o hábito de leitura desenvolve crianças mais criativas, pois a leitura propicia um viajar no interior da pessoa, descobrindo novos mundos e novos ares.

Administrador dever ler Carlos Drummond de Andrade, Machado de Assis, Celso Furtado, Drucker, Cervantes, Proust, e muitos outros. Deve também ouvir música clássica, ópera, jazz, blues, MPB, samba e muitos outros que lhe deem bagagem e um verniz cultural de conhecimento e gostos musicais diferentes. Além disto, deve ter o hábito de conhecer outras teorias além das desenvolvidas em sua área.

Cultura e visão zen com um toque de meditação fazem o administrador mais saudável e mais integrado a um mundo que lhe cobra decisões e que resta ao mesmo encontrar válvulas que lhe possibilitem dar vazão a isto. O administrador não é e nem deve ser considerado uma panela de pressão, e sim um ser que deve buscar sempre sua realização profissional aliada com sua realização pessoal.

No segundo aspecto, isto é a visão focada, entendemos que o administrador é levado a se dispersar, pois a net, as reuniões de que participa,  o número de decisões a serem tomadas e demais coisas levam o mesmo a dispersar sua energia e seu poder de decisão.

Para evitar isto ele deve ter foco e priorizar seus momentos sua ação. Ter foco é saber quais decisões devem ser tomadas primeiras e manter alguns momentos que o administrador deve deixar só para si. Como o administrador planeja seu dia de um jeito e chega à organização seu dia se modifica completamente, pois são coisas externas a ele, que lhe exigem isto, deve o mesmo encontrar janelas onde fique consigo mesmo.

Ter foco é ter prioridades bem definidas e saber segmentar suas atitudes e tomar decisões aprendendo a delegar tarefas. Administrador que centraliza demais acaba perdendo o foco e se sobrecarregando sem necessidade.

 

e – Robson Paniago é Administrador Tecnológico & Social

 e-mail: robson.paniago@fgv.br;administracao@facmaxplanck.edu.br erobsonpaniago@hotmail.com

Site: http://www.robsonpaniago.br.vu/