Empresa Mineira liga para 25 números de telefones de Capivari e premia Prefeito Rodrigo Proença e a Mesa diretora da Câmara com o Premio São Paulo Melhor.

Na última semana de abril, o Prefeito Rodrigo Abdala Proença anunciou por meio de uma rede social a conquista de um Prêmio denominado, “São Paulo Melhor”. O prêmio teria sido oferecido pelo “Instituto de Pesquisas Politicas” após uma pesquisa de opinião pública com a população, segundo o Prefeito, o “título” foi concedido pela alta credibilidade e aprovação do governo junto à população de Capivari. “Recebemos esse prêmio com uma alegria e surpresa imensa. Esse resultado é consequência de muito trabalho e dedicação de todos envolvidos nesta administração, porque juntos, somos mais fortes”, reafirma Rodrigo.

Rodrigo e Vitão Apresentantando a conquista do “Prêmio São Paulo Melhor”

Foto: DC-Rodrigo e Vitão Apresentantando a conquista do “Prêmio São Paulo Melhor”

Após uma breve pesquisa em busca de outros municípios que teriam recebido tal honraria, constatamos que não havia no Google, menções ao tal prêmio e as informações do referido instituto, davam conta de uma empresa que vendia serviços de pesquisas por telefone, digitalização de documentos, palestras, treinamentos políticos e eventos para gestores públicos, vereadores, assessores etc.

Diante da ausência de informações a respeito, fomos a campo. Constatamos que a empresa, promove o “31° Seminário Paulista de Prefeitos, Vice-Prefeitos, Vereadores, Procuradores Jurídicos, Controladores Internos e Assessores e Secretários Municipais” cuja edição atual é intitulada: Prêmio São Paulo Melhor. Os eventos da empresa são sequenciais e são realizados com nomes diferentes em várias regiões do país, esteve em São Paulo algumas vezes e pela primeira vez, entregam o prêmio São Paulo Melhor.

Uma pesquisa realizada pela IEPAP-L.A Eventos Ltda. de Minas Gerais ou se preferir, “Instituto de Pesquisas Politicas”, custa entre R$ 1.255,00 e R$ 5.255,00 a pesquisa é realizada por telefone por meio de um software, denominado “Sentio” que “sorteia” os números de telefone em uma base de dados da empresa, composta por números residenciais e comerciais. Uma pergunta é lançada, o sistema liga para o número sorteado, faz a pergunta e o atendente responde apertando a opção que melhor lhe convém.

Ao comprar a pesquisa, o cliente recebe a relação de números sorteados e um relatório com a duração da ligação efetuada, e assim ele consegue ter uma ideia do que cada um respondeu. O cliente recebe também um prêmio pelo desempenho na pesquisa, o prêmio depende da edição do Seminário a ser promovido no estado a exemplo de: Prêmio São Paulo Melhor, Minas Melhor, Prêmio Inovação, Troféu Inconfidência Mineira etc.

Como a inscrição no Seminário é pago, só é possível estar no seminário se comprar a inscrição para participar do mesmo ou se comprar a pesquisa e tiver a “sorte” de obter uma aprovação acima de 50%, nesse caso, o cliente irá para receber o Prêmio, que nada mais é, quando em conjunto com o seminário, que uma forma de fomentar a venda de inscrição para o mesmo.

Em Capivari a pesquisa foi realizada entre dia 01 de fevereiro a 30 de março de 2015, a pergunta lançada foi: “Como você avalia a gestão atual do município? Boa ou ruim?”.

Dos 25 números selecionados ou seja, menos que (0,05 %) da população de Capivari, 16 responderam que estava “Bom”, os demais disseram que estava “Ruim” ou não quiseram responder.

Também tivemos acesso aos números de telefones “sorteados” pelo sistema, 23 dos 25, são números de estabelecimentos comerciais de Capivari, dentre eles, alguns fornecedores da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Capivari, de acordo com o Portal da Transparência.

Tendo em vista o trabalho empenhado pelo Prefeito em visita ao comércio local, seja inaugurando estabelecimentos comerciais ou gerando conteúdo para as redes sociais, o desempenho nas pesquisas não foi interessante o bastante, também não reflete de fato a opinião do cidadão Capivariano, já que em muito dos comércios selecionados, trabalham pessoas de outras Cidades e qualquer pessoa pode ter atendido o telefone no momento da ligação e por se tratar de comércio, normalmente se prioriza a primeira opção como resposta já que o comerciante não tem tanto tempo disponível para responder pesquisas por telefone.

A câmara também anunciou ter “recebido” o Prêmio São Paulo Melhor, na foto encaminhada à imprensa, o presidente Junior Pazianotto posa com o gráfico da pesquisa em mãos, que representa os mesmos valores da pesquisa apresentada pelo Prefeito, a que temos, na ocasião ele falou sobre a “conquista”: “Todo esse reconhecimento se deve ao trabalho da mesa atual e das anteriores, que vêm conduzindo de forma séria, transparente e com credibilidade, o Poder Legislativo de nossa cidade”, afirma Pazianotto.

 

Presidente da Câmara, vereador Júnior Pazianotto com o resultado da pesquisa

Foto: DC – Presidente da Câmara, vereador Júnior Pazianotto com o resultado da pesquisa

Com relação à metodologia do IEPAP , ressaltamos que a metodologia quando aplicada dentro do contexto proposto e não no contexto executado, e com uma amostragem significativa, pode ser que se obtenha um resultado que reflita o que pensam os cidadãos Capivarianos sobre o Prefeito e sua administração, mas da forma como essa pesquisa foi realizada, ouvindo (0,05%) da população, a única coisa que ela reforça, é a tendência populista da atual administração. E, quando se estende esse resultado para a Câmara de Vereadores, a maioria da Câmara é colocada em pé de igualdade e conivência com a forma, tanto de “governar” quanto a de fazer política da atual gestão.

Gráfico extraído da pesquisa de numero:00002014201510-10

Gráfico extraído da pesquisa de Nº:00002014201510-10  com base em 25 Números selecionados