Capivari:Munícipe cobra melhorias na Av. Luís S. Ferraciú, que liga o Bosque dos Pinheiros ao bairro Castellani

Munícipe cobra melhorias na Av. Luís S. Ferraciú, que liga o Bosque dos Pinheiros ao bairro Castellani conforme relato abaixo.

“Quero registrar minha indignação e cobrar providências urgentes quanto à iluminação da Avenida que liga o bairro Castelani ao Bosque dos Pinheiros, passando pelo bairro Jardim do Bosque (Av. Luís S. Ferraciú).

Em toda a extensão da Avenida que passa pelo Jardim do Bosque não há iluminação pública (postes), o risco de acidentes, assaltos, estupros e uso de drogas é altíssimo. De noite ao tirar uma foto da Avenida é como se não houvesse nada no local.

Além de tudo não há calçadas para os pedestres, a avenida é mal sinalizada (isso quando se tem luz do dia para enxergar) e a ponte é uma verdadeira “piada”. Passa apenas um veículo por vez e os mesmos têm que dividir espaço com pedestres, pois não há passarela para os mesmos. Recentemente foi feito um “suporte” de metal por baixo da ponte. Ela está com problemas na estrutura?

É necessária a construção de uma ponte que atenda a necessidade do local, já que o fluxo de veículos e pessoas é grande e a ponte atual não comporta o mesmo.
Gostaria de saber qual a posição da prefeitura, pois esse fato já se arrasta a alguns anos.”

Com relação ao tamanho da ponte, lembro que já havíamos questionado na época a administração anterior por intermédio de outro veículo de comunicação e fomos informados na ocasião, que os recursos destinados para a obra não previa a construção de uma nova ponte e que posteriormente deveria se fazer um novo projeto para a construção da ponte.

Enviamos os demais questionamentos à Diretoria de comunicação, para que obtivesse tais respostas junto aos setores responsáveis e obtivemos as respostas abaixo.

Segundo informou a Secretaria de Desenvolvimento Urbano por meio da Diretoria de Comunicação que a Prefeitura de Capivari está trabalhando para regularização da área do Jardim do Bosque, e só depois da posse definitiva das áreas do bairro é que se pode solicitar recursos e fazer projetos para o local, o que dificulta os investimentos específicos no bairro. O mesmo caso se aplica para a iluminação pública, que requer documentação de posse definitiva junto à CPFL.

Devemos lembrar que para a concretização da pavimentação asfáltica das áreas informadas na matéria, foi necessário um projeto para sua execução e a verba utilizada, certamente foi verba pública, já que não existem leis aprovadas no período com a finalidade de concretização de planos de parceria público privada para aquela área, sendo assim, a pasta não explica porque antes era possível se destinar verbas para a pavimentação de área que não pertencia a Prefeitura de fato e hoje não é possível destinar recursos para a melhoria da mesma área.

Sobre o reparo da ponte, o serviço informou que foi instalado um suporte, por conta de uma fenda que abriu no tabuleiro da pote. A Secretaria informou que o serviço foi executado para garantir a segurança dos usuários e que o local não apresenta sinais de risco.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano informou também, que serão encaminhadas as demais solicitações e estão sendo estudadas as alternativas de acelerar os investimentos no bairro.

Estivemos também no local durante a noite e durante o dia, para averiguar e constatamos que de fato existe uma total falta de segurança no local no período da noite. Alguns moradores que trabalham durante à noite, descem do ônibus e têm que percorrer no escuro toda a extensão da Avenida, durante o dia percebemos que não há nenhuma sinalização no solo, a falta de sinalização existe inclusive dentro do Bairro Jardim do Bosque.

Reforçamos aqui as reivindicações do nosso leitor, para que a secretaria de transito percorra a Av. Luís S. Ferraciú, bem como dentro do Bairro Jardim do Bosque a fim de poder pelo menos sinalizar o solo.

Por: Elielson de Andrade