Capivari:Biblioteca Municipal “João Batista Prata” completa um ano no novo espaço

Era uma vez, um espaço com aproximadamente 30 mil exemplares de livros, onde há oportunidade gratuita para o conhecimento. Um lugar que possibilita viagens incríveis a lugares imagináveis, ou melhor, locais onde só a imaginação permite chegar.

O novo espaço da Biblioteca Municipal “João Batista Prata” completou um ano no último dia 23. Nos últimos 365 dias, muitas coisas mudaram. Cerca de 564 carteirinhas novas foram confeccionadas e aproximadamente 1.000 atualizações de antigos usuários. 8.966 livros foram emprestados para os 7.890 visitantes do espaço no último ano

“É gratificante ver o crescimento da nossa Biblioteca, uma vez que no Brasil notamos cada vez mais o desinteresse por livros. Trabalhamos para manter a coleção cada vez mais atualizada para atender ao nosso público”, declara o secretário da Cultura e Turismo, Alexandre Della Piazza.

Apenas no último ano, o espaço recebeu mais de 7 mil livros doados pelos munícipes ou por meio de parcerias como o projeto Itaú Criança, Projeto de Expansão de Bibliotecas (ProjExB) e a Secretaria de Estado da Cultura – SisEB, que encaminhou também 28 DVDs.

Por meio da 12ª Olimpíada Solidária de Estudo, promovida pelo Instituto Ekloos, a leitura e permanência na biblioteca foram incentivadas. O projeto mobilizou mais de 400 bibliotecas,espalhadas por 181 cidades de 9 países, que abriram as suas portas para todos aqueles que quiseram transformar suas horas de leitura e estudo em ajuda financeira, que foram convertidas em livros, para o desenvolvimento de projetos sociais. Capivari alcançou a 13° colocação.

A gestora e coordenadora pedagógica da Biblioteca, Vânia Maria Doriguello Brigatto, destaca ainda as “Contações de Histórias” para crianças e adolescentes, apresentações de músicas diversas, as sacolinhas personalizadas e a “BIBLIOCAIXA – (re) inventando o papel da biblioteca”, que consiste em uma caixa itinerante com 100 livros de histórias diversas.

Além dos volumes, a Biblioteca tem um espaço destinado à apresentação de peças teatrais gratuitas como “O mundo imaginário de Monteiro Lobato” , em parceria com a FACECAP.

“Sabemos os benefícios da leitura como a expansão do vocabulário, estímulo de memória, criatividade e escrita. É gratificante saber que nossa biblioteca possibilita a oportunidade de leitura para todos. Tenho certeza que um dos títulos vai alimentar sua curiosidade. Você pode viver muitas vidas, conhecer vários lugares, por meio dessas páginas”, finaliza o prefeito Rodrigo Proença.

Segundo Proença, o espaço foi criado pensando em seus leitores, por este motivo possui mesas para a leitura, sala infantil e liberdade para explorar as prateleiras

Os novos livros já estão disponíveis para retirada na Biblioteca, localizada na rua XV de Novembro, 382, centro. Os interessados no empréstimo gratuito de livros devem comparecer munidos de duas fotos 3X4, comprovante de residência e um documento para a confecção da carteirinha.