Presídio é inaugurado em Porto Feliz

A cidade de Porto Feliz que fica nas proximidades de Capivari, Rafard e região recebeu nesta semana um “presente” indigesto do Governo do Estado, trata –se da inauguração de um CPP- Centro de Progressão Penitenciária, ou seja, um Presídio ou como é conhecido mais popularmente uma grande cadeia que abrigará presos de várias cidades do Estado de São Paulo

O local tem capacidade para abrigar 1.080 reeaducandos em regime semiaberto e vai atender à demanda de vagas prisionais do Estado. Esta é a primeira unidade da região exclusiva para o semiaberto.

Segundo o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, o novo CPP foi projetado e pensado para oferecer oportunidades de ressocialização por meio do trabalho/estudo e demais condições estabelecidas na lei. Ele possui pavilhão de trabalho e serviços, como cozinha industrial, salas de aula e setor de saúde.

Obra recebe criticas dos moradores da cidade

O prédio é circundado por alambrados e construído na Estrada Municipal Porto Feliz/Rafard, na zona rural. A inauguração não agradou aos moradores locais. Acostumada com a tranquilidade da cidade, Andreia de Souza,  que trabalha no centro da cidade como vendedora e mora próximo ao presídio, afirma que a sensação de medo é muito grande, pois nunca se sabe o que estes detentos poderão fazer quando estiverem fora do Presídio durante o dia, pois eles somente dormirão lá, é um semi aberto.

Ela teme que o CPP traga insegurança à população como um todo. A moradora Elza Frutuoso, dona de casa, também tem o mesmo medo. “Eu acho que vai acabar com o nosso sossego”.

Outro morador que não gostou da novidade foi o pedreiro Estevão Soares. Para ele, o fato de os presos ficarem livres o dia inteiro para o trabalho torna a vida de todo mundo na cidade complicada.

A inauguração deixou preocupados até os moradores das cidades vizinhas como Rafard e Capivari que ficam a menos de 20 Km de distância do local.

As autoridades municipais até que tentaram evitar a vinda do CPP para a região, mas não obtiveram êxito e a obra acabou sendo inaugurada e agora é  uma realidade que com certeza mudará a rotina dos moradores da região.

Foto: Pedro Negrão - Jornal Cruzeiro do Sul.

Foto: Pedro Negrão – Jornal Cruzeiro do Sul.