Piracicaba: Santa Casa vacina funcionários contra a gripe

Funcionários da Santa Casa de Piracicaba serão imunizados contra a gripe no período de 3 a 6 de maio, por intermédio do SESMT- Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho do Hospital.

“A ação foi direcionada pela Santa Casa em parceria com a Prefeitura, que cedeu as doses da vacina por meio da Vigilância Epidemiológica”, explicou a enfermeira do trabalho Maria Lúcia Fredereci. Ela lembra que as doses são direcionadas exclusivamente a funcionários e serão ministradas por profissionais do próprio Hospital. “Por orientação da Mesa Diretora e Administrativa, trabalhamos com foco na prevenção com o objetivo de manter a saúde dos profissionais da Instituição, com benefícios diretos também aos clientes do Hospital”, considerou Lúcia.

Membros da equipe responsável pela imunização de funcionários na Santa Casa

Membros da equipe responsável pela imunização de funcionários na Santa Casa

Ela explica que a vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe (H1N1, H3N2 e influenza B) e que o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos.  “É fundamental realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno”, orienta.

A enfermeira explica que a transmissão dos vírus se dá por meio das mãos e objetos contaminados e pelo contato com secreções das vias respiratórias. “Por isso, além da vacinação, as pessoas devem ter o cuidado de lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal”, lembra a enfermeira.