Piracicaba: Projeto da Santa Casa conquista premiação ouro

Concurso foi estendido a todas as Santas Casas do estado de SP pelo CONSINDHOSFIL

A Santa Casa de Piracicaba conquistou a premiação nível ouro, classificando-se em primeiro lugar no concurso Administrador de Pessoas – APS, promovido pelo Sindicato das Santas Casas de São Paulo (SINDHOSFIL) com a proposta de incentivar a elaboração de projetos inovadores na área de Gestão de Pessoas. A premiação acontece nesta terça-feira, dia 18, durante o I Congresso do Sindicato das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo – CONSINDHOSFIL, que prossegue até o dia 19, em São Pedro/SP.

O projeto foi elaborado pela coordenadora de Gestão de Pessoas da Instituição, Rafaela Defavori

O projeto foi elaborado pela coordenadora de Gestão de Pessoas da Instituição, Rafaela Defavori

“A iniciativa foi criada para valorizar os profissionais da área, premiando trabalhos que estimulem a originalidade e a criatividade por meio de propostas e ações que possam ser compartilhadas e instituídas por outras entidades filantrópicas do estado de São Paulo”, disse o gestor de pessoas da Santa Casa, Ricardo Fedrizzi, que receberá o prêmio em nome da coordenadora de Gestão de Pessoas da Instituição, Rafaela Defavori, autora do projeto que, por motivos pessoais, não poderá participar da premiação.

Segundo Rafaela, o desafio estava em descrever as ações que a Santa Casa já desenvolve na área de Gestão de Pessoas por meio do artigo intitulado “Retenção de Talentos nas Entidades Filantrópicas – Dificuldades e Plano de Ação”, em que a autora expôs as dificuldades enfrentadas pelas filantrópicas para a retenção de talentos com o posterior apontamento dos pontos fortes da Instituição para a definição de ações capazes de contornar a escassez de recursos e reter talentos no hospital. 

“Partimos do pressuposto de que é imprescindível ao Hospital manter uma política de Gestão de Pessoas que, a exemplo da Santa Casa, modela aspectos da valorização profissional com a inserção da família no ambiente de trabalho”, disse Rafaela.

Foi justamente com esta proposta que a Santa Casa instituiu a CART- Comissão de Atração e Retenção de Talentos, responsável por implementar ações junto ao Time Led (Líderes em Desenvolvimento), estender aos funcionários o Programa Saúde em Equilíbrio, trabalhar a prevenção nos setores da assistência, implementar o projeto Talentos da Casa e promover ações lúdicas em datas-chave, como Dia das Mães, dos Pais, da Mulher e do Homem, festa das crianças, festa julina, homenagem aos funcionários aposentados e aos que completam 20 e 40 anos de casa”, disse Rafaela.

Entre os benefícios, ela aponta ainda parcerias com academias, escolas de inglês e instituições de educação em nível médio e superior, concessão de cesta básica, ticket alimentação, plano de saúde regulamentado, refeições subsidiadas, manutenção de Caixa Beneficente, sala de amamentação, área de convívio com descansoteca e ampla área de lazer.

“A valorização é um estímulo poderoso não só ao funcionário, mas também à direção do Hospital, que vincula o nível de satisfação ao aprimoramento profissional e pessoal de uma equipe que, motivada, trabalha com mais disposição e amor, sentimentos capazes de elevar a segurança nos procedimentos direcionados ao paciente”, ponderou Ricardo Fedrizzi, que participara do evento ao lado das funcionárias Jéssica Mazaia e Kátia Arruda, do Gestão de Pessoas, e Janaina Valquíria Pontes, do setor de Recrutamento e Seleção.

O presidente do SINDHOSFIL, Edison Ferreira da Silva, justifica a criação do Prêmio, lembrando que a realidade demonstra que o profissional de RH deve ser generalista e caminhar com as atividades das entidades com um olhar estratégico de como e onde pretende chegar com as organizações. “No segmento da saúde, a área de RH deve ser parceira estratégica, tomando decisões com outras áreas para caracterizar seu compromisso com o maior capital, que é o ser humano, responsável pelas atividades profissionais das instituições”, disse.