CELEBRANDO RODRIGUES DE ABREU … O POETA ..UM SER HUMANO INCRÍVEL …

Uma breve biografia:
Benedito Luís Rodrigues de Abreu nasce em Capivari ,na fazenda “Picadão “ ,em 27 de setembro de 1897… vivendo até 24 de novembro de 1927 ….portanto ,neste ano completará 90 anos de sua morte … 120 anos de seu nascimento …Ele morreu com 30 anos de idade .
Rodrigues de Abreu, poeta, teatrólogo, professor…
Aos 7 anos muda-se para Piracicaba ,iniciando sua jornada estudantil… aos 12 anos ,transferiu-se para São Paulo ,morando no Brás ,Vila Buarque, trabalha numa farmácia entregando remédios a domicilio, até que entra para o colégio interno Liceu Coração de Jesus ,esteve alguns anos no Colégio Salesiano “ Santa Rosa “ de Niterói ,passando pelos seminários de Lorena ,Lavrinhas e Cachoeira de Campó, deixa o seminário em outubro de 1916 ; Em maio de 1918 ,junto com a família ,volta a Capivari ,e trabalha ,m na época na Caixa de Crédito Agrícola .
No Colégio Rodrigues De Abreu toma contato com a poesia e com as obras de Simão Dias ,aprende métricas poéticas .
As mais antigas composições do poeta foram pesquisas pelo prof. Carlos de Mattos que editou um livro EM 1986, “ Vida ,Paixão e Poesia de Rodrigues De Abreu “ .
Em Capivari ,suas poesias eram publicadas nos jornais local .
Seu livro de estreia “folhas “ é apreciado por Amadeu Amaral… surge “Os Noturnos “ em 1921 .foi quando aproxima-se de Amadeu Amaral e trabalha numa revista . Rodrigues de Abreu vai para Bauru em 1922. Em 1924 ,é internado em Campos do Jordão , devido a tuberculoses avançada ,e escreve “ a sala dos Passos Perdidos “ …em 1925 mudou-se para são José dos Campos onde ficaria até abril de 1927… e escreve a “A casa destelhada “ .. e falece em Bauru ,em 24 de novembro de 1927 .
O POETA …
Ele foi um poeta essencial …seu lirismo é uma inspiração congênita , vem de sua essência humana que o levou a uma extraordinária unidade , e autobiografia .Sua poesia foi a pobreza de sua juventude, as lides e desengano do seu amor , a opressão da tuberculose de alma e coração …. Vem trazer uma mensagem nova mergulhado na intuição do mistério poético para dizer-nos o que é poesia e o que é ser poeta.
HOMENAGEM DE TARSILA A RODRIGUES DE ABREU
A Escultura Estatua de Rodrigues De Abreu ,que podemos ver na praça Pública de Capivari , próximo ,no primeiro corredor interno foi Obra da escultura ,Pintora Tarsila do Amaral … Encontrando neste viés …os três nomes conhecidos … Rodrigues de Abreu …Amadeu Amaral também esculpido por Tarsila do Amaral na praça publica mais antiga ,ambas ao lado uma da outra . ..