Capivari: Sem receber 13º, funcionários da Santa Casa de Capivari ameaçam paralisar as atividades

Em conversa com alguns funcionários da Santa Casa de Capivari, fomos informados que existe uma manifestação sobre a possível paralização.

Os funcionários reivindicam o pagamento do decimo terceiro salário, que por lei, a primeira parcela deveria ter sido paga até o dia 30 de novembro ou o valor integral da gratificação enquanto o prazo para o pagamento da segunda parcela é 20 de dezembro, e alguns funcionários que ainda não receberam uma parte do salário de novembro reivindicam o saldo faltante, prometido para hoje,13.

Segundo informações, a Santa Casa prometeu efetuar o pagamento da primeira parcela até o dia 16 dezembro e a segunda parcela no dia 29 de dezembro, caso não cumpram com o prometido os funcionários poderão paralisar suas atividades.

O representante da Santa Casa nega a ameaça de paralização e informa que já foi negociado o acordo para o pagamento do decimo terceiro dos funcionários, porém, não informou a data do pagamento, segundo o mesmo o acerto depende de recursos governo Federal.

Embora a entidade alegue depender do Governo Federal, de outubro até dezembro foram aprovadas na Câmara Municipal de Capivari subvenções na ordem de R$ 570 mil, todas destinadas a pagamento de honorários médicos e despesas de custeio da entidade, que poderiam ser utilizados para o pagamento dos funcionários. (Leis Nº 5.011/2016 e 5.045/2016)

Entramos em contato com o Ministério da saúde para maiores informações sobre o repasse a instituição, assim que tivermos resposta, atualizaremos este.

 

Lei que institui o 13º

Lei que define a data de pagamento do 13º

Lei 5045/2016 que destina recursos à Santa Casa

Lei 5011/2016 que destina recursos à Santa Casa