Capivari: Saúde realiza Campanha de Intensificação da Busca Ativa de Casos de Tuberculose

A segunda fase da Campanha de Intensificação da Busca Ativa de Casos de Tuberculose começa neste dia 07 e segue até o dia 21 de novembro. A ação promovida pela Secretaria da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica tem como objetivo prevenir e diagnosticar precocemente a Tuberculose, doença que muitas vezes é confundida com uma gripe mal curada, o que faz com que os pacientes demorem a procurar um médico e tenham seu estado de saúde agravado.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, até o dia 03 de novembro foram notificados 23 casos da doença, número relativamente alto se comparado a 2015, que foram contabilizados nove casos positivos da doença.

A campanha

A orientação é que as pessoas que apresentem sintomas como tosse há mais de duas semanas devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima para serem orientadas para o exame. Ressaltamos que durante a campanha serão realizadas busca ativa de sintomáticos respiratórios pelas equipes das Unidades de Saúde, incluindo Postos e setores como Ambulatório DST/HIV/AIDS e CAPS ad.

Os sintomas da tuberculose são tosse, febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço. O sintoma mais frequente da Tuberculose pulmonar no adulto é a tosse.

O tratamento é feito a base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses e as medicações são distribuídas gratuitamente pelo Sistema de Saúde.

Mais informações pelo contato 3492-8205, na Vigilância Epidemiológica.