Visão e a Missão

O estabelecimento da Visão é considerado como os limites que os principais responsáveis pela organização conseguem enxergar dentro de um período de tempo mais longo e uma abordagem mais ampla.

A Visão está relacionada às aspirações futuras da organização, em termos dos objetivos que ela pretende atingir, que devem ser envolventes e ambiciosos para motivar as pessoas da organização.

Visão é pensar a organização em longo prazo e dizer o que ele será lá na frente.

A Missão da Empresa é a determinação do motivo central do planejamento estratégico, ou seja, são estabelecidas a razão de ser da organização e o seu posicionamento estratégico.

Ela deve ser definida em termos de satisfazer a alguma necessidade do ambiente externo, e não em termos de oferecer algum produto ou serviço.

Ela sintetiza sua linha de atuação e direcionamento. Ela precisa ser operacional; caso contrário, não passa de boas intenções.

Uma declaração de missão deve focalizar aquilo que a empresa tenta realmente realizar, de forma que cada um na organização possa dizer: Esta é minha contribuição para a meta.

A declaração de missão define o propósito de uma organização e fornece orientação aos gerentes e funcionários.

Responde perguntas como as seguintes: “Em que ramo estamos?” e “O que estamos tentando realizar?” Todas as organizações possuem forças e fraquezas.

Uma declaração de missão clara pode ajudar a organização a concentrar forças em suas vantagens competitivas. Peter Drucker, um dos maiores gurus da Administração disse que a missão e a visão devem trazer melhorias para a organização.

Mais do que isso, Peter diz que: “Devemos nos concentrar em nossos pontos fortes e explorá-los cada vez mais”.

Isso faz sentido num mundo de muitas mudanças e de necessidades de pessoas e organizações competentes, eficazes e eficientes.

e – Robson Paniago é Administrador Tecnológico & Social

e-mail: robson.paniago@fgv.br e robsonpaniago@hotmail.com

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