VELHAS ESCOLAS

Falar de educação no Brasil é falar de Paulo Freire que foi considerado um dos grandes da educação mundial. O método dele era consistente e tem muito a ver com metodologias ativas, seu livro Pedagogia do Oprimido (1970) propõe um método de alfabetização dialético com uma defesa constante e permanente com pessoas simples, como um modo de ser democrático e aprender fazendo.

Paulo Freire é um inspirador desse trabalho que pretende fazer a diferença na área da educação e mais ainda na área da Administração. Na pedagogia crítica dele o fundamento era que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído.

Segundo Peter Drucker (1989) em Administrando para o futuro, o mundo do conhecimento seria uma tarefa nobre e fundamental para o Administrador que pensa sua profissão e que estuda, aprende e apreende os caminhos para melhorar as organizações e as pessoas.

O objetivo deste artigo é explorar o tema da metodologia ativa através de um portal denominado Clube dos Administradores que pretende ser voltado para estudantes e profissionais da área de Administração e para aqueles que sempre estão em busca de conhecimento e conteúdo de altíssima qualidade no mundo corporativo. Esse portal terá vídeos de palestras, livros de negócios e de poesia, consultores, empreendedores, professores, articulistas, intelectuais etc., da área de negócios, e será em português, espanhol e inglês para ensinar Administração numa perspectiva de uma visão brasileira de negócios.

Tendo em vista este objetivo, apresentam-se os conceitos elementares da Administração, sua função e sua importância no contexto nacional e mundial.

O Brasil segundo o IBGE é um país com uma enorme população: 202.409.273 de pessoas e tem um PIB de US$ 2,246 trilhões o que nos coloca na nona economia do mundo em termos de PIB e sexta em termos de população.

Apesar dessa aparente pujança nosso país ainda é eivado de grandes diferenças regionais e nacionais e muito ainda precisa ser feito para mudar esse quadro.

Se verificarmos vários países do mundo em termos de melhorias verá que a mesma passa pela educação. A educação é transformadora e redentora e isso pode ser observado em vários países que investiram e acreditam na mesma.

As escolas brasileiras ainda centralizam todo o aprendizado em exposições do professor e centralizado na sua figura. Esse modelo que foi muito bom para o século passado já não condiz com o momento de turbulências e mudanças a nível local e global.

O futurólogo Alvin Tofler em seu livro A terceira Onda (1980) nos mostrava que saímos da segunda onda (industrial) aonde quem detinha o poder era o dono da fábrica para a terceira onda (da informatização) e as escolas não acompanharam essa mudança. Temos mundo novo e escolas velhas em todas as áreas e até na administração.

 

e-RobsonPaniago é administrador Tecnológico, Zen & Social

site: www.clubedosadministradores.adm.br

e-mails: robsonpaniago@gmail.com ou robson.paniago@fgv.br