USINA NUCLEAR DE FUKUSHIMA – JAPÃO -UM AMANHÃ DE INCERTEZAS…

ACONTECE  NO MUNDO…

   

      O mundo está atento: Situação na Usina Nuclear de Fukushima é imprevisível, diz primeiro-ministro do Japão… Estamos falando de material nuclear… Não é brincadeira… Esperamos que a situação seja controlada… É muito sério um alto grau de radioatividade para a região… E todo planeta a médio e longo prazo… Considerando que temos usinas nucleares em muitos pontos do planeta…  e… Se algo acontece da proporção de Fukushima!? …

   “A ameaça de contaminação por” radiação levou as autoridades japonesas a adotar uma série de medidas, como proibir quem mora na região da usina de sair de casa em um raio de 20 quilômetros, limitar o uso da água de torneira, proibir a ingestão de leite e evitar o consumo de alimentos produzidos nessa área”…

     A empresa que administra a usina, a Tokyo Electric Power (Tepco), reconheceu hoje que as operações de refrigeração dos reatores avançam lentamente por causa dos riscos no local.  dois funcionários de Fukushima, que trabalhavam na refrigeração, foram internados por terem sido expostos a elevados níveis de radiações, no mês de outubro corrente.

   A Tepco informou ainda que o reator número 3 da usina pode ter sido danificado também. “Substâncias radioativas foram libertadas longe do reator”, disse o porta-voz da Agência de Segurança Nuclear japonesa, Hideyuki Nishiyama. .

   Na área da usina nuclear Fukushima 1, no Japão, foram registrados, durante um só dia, em 18 de outubro, dois aumentos bruscos do nível de contaminação radioativa das águas subterrâneas. A concentração de trítio, por exemplo, foi 6,5 mil vezes superior aos valores admissíveis. Trata-se do caso mais grave de entre os registrados até aqui na área da central nuclear. De acordo com os especialistas, o problema de vazamento de águas radioativas no local continua crítico.
 O Japão deveria pedir ajuda internacional, pois a contaminação  poderá comprometer toda  a água potável do pais ,em pouco tempo . “A água segue ingressando, e é preciso acondicioná-la em lugar conveniente. Na usina foram instalados reservatórios especiais. São constantemente levados para lá, em enormes quantidades, e agora o território todo, presumo, está abarrotado com eles. Naturalmente, grandes quantidades de água ficam derramadas por fora, visto que não se consegue armazenar a totalidade de água nesses recipientes. Recentemente, deu-se um incidente, os técnicos fizeram algo de maneira errada, e isso acabou em vazamento de grande volume de água. Foi construída uma barragem protetora com 100 metros de profundidade, mas os cursos das águas subterrâneas passam também a profundidades maiores. Afinal, tudo desemboca no oceano. Não sei por que motivo os japoneses não querem recorrer a medidas mais sérias. É que o Japão não será capaz por si só de lidar com a situação. Portanto, desde já é indispensável declarar um alerta internacional.”

     Caro leitor, eu deixo aqui uma reflexão sobre este problema, pois a médio e longo prazo, poderá isso afetar todos… a radiatividade em alto  grau causa uma série de consequências  ao ser humano , levando- o  ao seu fim ,em grau  elevadíssimo … Vamos acompanhar o que ocorrera nos próximos meses.