Secretaria dos Diretos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Capivari completa 1 ano

Projetos buscam dar mais acessibilidade e condições dignas às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Sem tÃ-tulo 

Com muito trabalho e dedicação, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida completou o seu primeiro ano de existência. Neste espaço de tempo já foram realizadas várias ações, com destaque para o Censo realizado no final do ano passado que mapeou as pessoas com deficiência no município.

A Campanha Essa Vaga Não é Sua nem por um minuto, chamou a atenção da população para não parar em vagas de deficientes. O município passou a participar da Virada Inclusiva do Governo do Estado de São Paulo, através da 2ª Semana da Inclusão realizada na semana de 29 de novembro a 03 de dezembro.

Atualmente, a Secretaria ainda realiza a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, por meio de um banco de currículos e com visitas nas empresas.

De acordo com a secretária de Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Juliana Taís Bragion Pazianoto, foram realizados projetos de acessibilidade para o centro da cidade, a Avenida Pio XII, o Parque Ecológico, cinco escolas municipais, Rodoviária, Arena Capivari e SIAM (Serviços Integrados da Administração Municipal). Alguns já foram implantados e outros estão sendo solicitados recursos para a sua implantação.

A Campanha dos Lacres foi iniciada para a troca com cadeira de rodas. “Conseguimos com a parceria e contribuição do Fundo Social de Solidariedade atender muitas pessoas com deficiência por meio de doação de cadeiras de rodas adaptadas. Outra importante ação que desenvolvemos, com a parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, foi a Campanha de Equipamentos que está recebendo doações de cadeiras de rodas, andadores, muletas entre outros equipamentos que estão sendo emprestados gratuitamente à população que necessita”, contou Juliana.

Além disso, foram feitas parcerias importantes com a Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, com o SENAI Celso Charuri de Rafard, o SENAI Ítalo Bologna de Itu, a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), todas as Secretarias Municipais, o Fundo Social de Solidariedade, outras secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência, como a de Campinas e a de Mogi Mirim, comércios e empresas do município.

A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Juliana Tais Bragion Pazianoto, declarou que todos os membros do setor estão com um sentimento de muita alegria e por poder ajudar as pessoas com deficiência. “Estamos construindo uma história gloriosa da secretaria, que é resultado de uma construção permanente de todos aqueles que acreditam que a força do conjunto é maior do que a soma de interesses individuais. Esta Secretaria só existe devido ao apoio incondicional do prefeito, Rodrigo Proença, e do vice-prefeito, Vitor Riccomini, que não mediram esforços para que essa secretaria fosse instalada no município, pois ambos têm uma preocupação enorme com essa parcela da população que tanto necessita de acolhimento”, disse.

Neste ano de 2015, a intenção é continuar com o trabalho intensivo nas campanhas e nos projetos, buscando sempre o bem-estar e o bom atendimento às pessoas com deficiência.

Vale lembrar que Capivari está à frente de cidades bem maiores, pois possui a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, o que não existe em muitos municípios da região.

Juliana aproveitou a oportunidade para convidar a toda a população para conhecer o trabalho da Secretaria que está localizadano SIAM (Serviços Integrados da Administração Municipal), na Avenida Piratininga, 797, Bairro Santa Terezinha. O telefone para contato é o (19) 3491-9376.