Rafard: Projeto Jovem Hacker forma alunos

O primeiro ano do projeto Jovem Hacker foi um sucesso em Rafard. Na última sexta-feira, 16, no IFSP Campus Capivari, aconteceu a formatura das turmas de Rafard e Capivari.

O projeto que chegou à Rafard ainda este ano, por intermédio de uma parceria entre o Governo Municipal e o IFSP Campus Capivari, deste modo, atendendo a uma solicitação da vereadora Daniela Parra, visa o empoderamento tecnológico e, por consequência, formação profissional na área da informática. Vale pontuar que esta é uma iniciativa que tem como responsáveis diferentes grupos e pessoas: o NIED (Unicamp) e o Coletivo Revoada, que são seus idealizadores, além do IFSP Capivari, responsável pela organização das edições anuais.

Projeto Jovem Hacker forma alunos de Rafard

Projeto Jovem Hacker forma alunos de Rafard

Ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, o Hacker não é aquele que invade computadores e rouba senha. O nome correto para quem comete esses crimes é Cracker.  O Hacker é alguém que conhece muito sobre algo, e junto com outros hackers, buscam desenvolver soluções que possam ser úteis para eles e para a sociedade, como por exemplo, a internet, em sua grande parte criação dos Hackers.

Portanto, o objetivo do Jovem Hacker é auxiliar na formação de uma geração que seja autônoma tecnologicamente e mais bem preparada para definir os rumos do desenvolvimento tecnológico na sociedade. Também está incluso no trabalho compartilhar e construir conhecimento sobre cultura digital, software livre, recursos e dados abertos, em vista de um sistema tecnológico cada vez mais complexo e fechado.

A formação do Projeto Jovem Hacker foi distribuída em módulos, e teve como foco o aprendizado através de projetos práticos e colaborativos, tomando por base a noção de end-user programming, com atividades relacionadas ao remix, mashup e reuso.

“Os 16 alunos de Rafard formam uma geração autônoma tecnologicamente e mais bem preparada para definir os rumos do desenvolvimento tecnológico na sociedade. Tenho certeza que a experiência foi muito válida e irá agregar muito no curriculum de cada um”, destacou a diretora da Assistência Social, Nádia Quadros, que esteve presente na entrega dos certificados no ISFP Capivari.