Rafard: Programação do Folclore tem início nas escolas municipais

Nesta primeira quinzena de agosto os alunos das escolas municipais Luis Grellet e Aurelio Sotto  participaram de um projeto que visa o trabalho com atividades folclóricas. As crianças foram levadas ao ar livre pelos professores de Educação Física para “soltar pipa”.

Devido ao fato de agosto ser conhecido como o “mês dos ventos”, houve a ideia de explorar esta atividade, fazendo com que as crianças interajam e resgatem brincadeiras tradicionais. Outro ponto levado em consideração foi a atividade física, já que atualmente muitas crianças deixam de praticar esportes para se prender a videogames, computadores e celulares.

Em relação ao Folclore, a comemoração ocorre oficialmente no dia 22 de agosto, sempre marcado por muita festa em todo o território nacional. Deste modo, a cultura popular ganhou mais importância e uma nova forma de ser preservada. O dia 22 de agosto é importante, também, pois possibilita a passagem da cultura folclórica nacional de geração para geração.

Nas escolas, diversas atividades serão realizadas visando passar a diante a riqueza desta cultura. Os alunos fazem pesquisas, trabalhos e apresentações, destacando os contos folclóricos e seus principais personagens. É o momento de contar e ouvir as histórias do Saci-Pererê, Mula-sem-cabeça, Curupira, Boto, Boitatá, etc.