Rafard: Famílias são prejudicadas pela enchente

O Governo de Rafard segue trabalhando pela segurança e bem estar dos moradores nas áreas de risco (enchentes, desmoronamentos, etc). Desde o início da última semana, os profissionais redobraram os cuidados devido as constantes chuvas, alertando a população e observando atento o nível do rio.

DSC_0002 (Large)

Segundo dados da Defesa Civil do Município, Rafard está no estado de ALERTA ESPECIAL com, até o momento, cerca de 40 casas atingidas pela cheia, no bairro da Bomba, com as famílias desalojadas sendo transferidas pra a escola Josefina Chiarini Borghesi, em vista da estrutura fornecida no local, com quartos, banheiros, cozinha e espaço amplo.

Nesta manhã, a régua fluviométrica marca 3,80m de altura. Portanto a Defesa Civil de Rafard pede atenção e colaboração dos moradores, frisando que a resistência das pessoas em ficar no local alagado ou com risco de alagamento é extremamente prejudicial à saúde, podendo contrair doenças como leptospirose, dengue, etc.

Na tentativa de retirar às famílias que ainda vivem no local, a prefeitura protocolou o documento na Justiça, de modo que cada morador terá de assinar a ciência em caso de recusa ao sair do local.

DSC_0005 (Large)

Além da Defesa Civil, os profissionais da Saúde e da Assistência Social também estão engajados no trabalho, orientando a população e auxiliando com as mudanças. A Prefeitura também está com um caminhão para ajudar no transporte das famílias, animais e imóveis.

Os agentes de Saúde estão incumbidos de visitar as casas e avaliar se há possibilidade do contágio de doenças nos locais onde sofreram inundações, enquanto a GM é responsável por comunicar o coordenador e demais departamentos, ficando disponível 24h por dia para o atendimento. A Educação, o setor de obras e serviços e o departamento jurídico também estão empenhados nos últimos dias.

Para qualquer dúvida, os telefones para contatos são: GM (19) 3496-2027, Polícia militar (190) e da Assistência social (19) 3496-1317.