O ESTADO DEMOCRÁTICO É UM MIX…

  O grande problema é definir o que é Estado democrático… é ,na verdade , um órgão da “sociedade” para pulverizar politicas publicas … Manter estradas, construir a infraestrutura do pais ,e a incentivar as superestruturas ,e ter “respeito ” as crenças e religiões … Pois estas estão ligadas a “alma ” das pessoas … e o financiamento do Estado vem do povo.. Sou contra o desrespeito aos símbolos religiosos, mas a opção da pessoa deve ser de livre arbítrio… o termo Laico ,é ,as vezes, confundido na sociedade .. o Estado ser laico é normal .. o que não pode é desconsiderar uma tradição religiosa , e impor aos cidadãos o Nada .. Perseguir, de modo indireto os religiosos e vice versa. , e tudo o que vemos acontecer em  nossa sociedade.

  A  medida  que o tempo  passa ,perde-se valores , e no lugar deles  fica um vazio  muito grande …  Uma sociedade que perde  a unidade  familiar ,como valor,  está  destinada  ao fracasso  total . É na família  que se educa os filhos  a serem  cidadãos,  sempre defendi  isso,  a Escola é complementar ,  dá a escolaridade,  o ensino  para desenvolver talentos , profissionais  e a criatividade do ser humano  ,  a educação  , o  amor ,vem  da base familiar… o Estado  não  pode desconsiderar  a família , suas crenças , suas idiossincrasias , respeitar   as pessoas, somente desta forma elas    aprenderão a respeitar   ,se isso  for “trabalhado” no ambiente familiar ….

  Quando  refletimos sobre um Estado  Laico , precisamos  ficar atentos  a qualidade dos políticos em lidar com questões que são sensíveis  ao cerne da sociedade,   principalmente quando cria-se leis .. As leis não  podem  ferir  os princípios , ou gerar   situações  de violência  e discórdia  entre  as diferenças; são  cernes,e essências   dentro da sociedade.

   O Estado democrático  é um mix ,  ele tem que focar suas funções  de Estado que é trabalhar  na manutenção  da ordem  ,da paz,   construir  e incentivar  a modernização  das infra estruturara  e superestruturas  sociais …  não  deve criar constrangimentos entre  pessoas que pensam diferentes e ,nem  , “incentivar “ a destruição  de valores  sociais ,por meio  de “corrupção  ativa e passiva” … um  mal  que tem assolado  o Estado ,a sociedade , as famílias  e,  temos que estar alerto , vivemos um sistema   econômico em transição  … o Capitalismo  ..aos poucos tem que perder os “ismos” … e voltar-se  para  o mais importante ,as pessoas…..tudo que é produzido  numa sociedade ,independente do sistema ,deve ser para  o bem  geral  ,um “agregismo”  , e não concentração e a má distribuição de renda , em alta competitividade   destrutiva . O respeito  a espiritualidade  das pessoas para  o bem .é  o grande desafio  ,que perdura … Erradicar o  mal … algo polêmico  e que demanda muita discussão  dentro  e fora  do Estado, que é mix  de tendências .