LABMERC

Os alunos de uma IES em Campinas há alguns anos atrás receberam do autor desse artigo e do dono de uma corretora em Campinas uma fonte de conhecimento inovadora: um laboratório de mercado de capitais para aprenderem na prática .

A iniciativa foi resultado de uma parceria entre uma IES de Campinas  e a UM Investimentos (na época), uma corretora de títulos e valores mobiliários com 40 anos de experiência, destaque no mercado de investimentos do país, com grande atuação na Região Sudeste.

O projeto foi inaugurado no dia 06 de agosto de 2009 e funcionava no Laboratório dessa IES em  Campinas, propiciando aos alunos o primeiro contato com o mercado de capitais.

 Já de início os interessados tiveram acesso as mais modernas estratégias de análise e investimentos, com o objetivo de educar futuros investidores em relação à disciplina e segurança nas operações.

Campinas possui aproximadamente 1,0 milhão de habitantes, figura entre os maiores centros industriais, tecnológicos e educacionais do país, portanto possui grande potencial para o mercado de ações.

Uma pesquisa publicada no jornal Correio Popular do dia 04 de Outubro de 2009, no caderno Economia, revelou o perfil dos investidores campineiros: eles são jovens, iniciantes no mercado, 80% homens, indicando concentração de investidores na faixa etária compatível com a graduação e pós-graduação.

O diretor da Um Investimentos, Admilson Longo, enxerga excelente oportunidade mercadológica para a área educacional:

“Em função do perfil do investidor campineiro e dos nossos clientes, observamos que existe um vazio cultural e intelectual sobre o tema Bolsa de Valores, se refletindo diretamente em nossa captação de clientes e mão de obra, um trabalho que se assemelha muito ao garimpo de pedras preciosas e a lapidação de diamantes. Para preencher este vazio é necessário que haja uma mudança cultural, fundamentalmente na educação, inserindo o tema independência financeira nos currículos da educação básica, para que o trabalho possa ser complementado na graduação através da desmistificação e popularização do mercado de capitais.”

“Não é possível criar acesso ao mercado financeiro para pessoas que não sabem poupar, pois todo o conhecimento sobre investimentos acaba sendo encarado como uma realidade distante.

Por este motivo as faculdades têm papel importante na transformação cultural da sociedade, divulgando o conhecimento e despertado interesse na área de investimentos”, diz outro diretor da Um Investimentos, Admilson Longo Junior.

“O projeto vem de encontro à estratégia dessa IES, principalmente para o curso de Administração, na formação de competências relativas ao empreendedorismo e gestão de recursos” avaliava o Prof. Dr. Robson Paniago.

A Um Investimentos e a IES esperavam que o LabMerc fosse um polo de estudos sobre o mercado de capitais brasileiro, promovendo desafios, simulações, cursos, palestras e debates sobre os investimentos.

Neste primeiro momento, os temas abordados foram:

  • CONTROLE FINANCEIRO PESSOAL
  • INTRODUÇÃO A BOLSA DE VALORES
  • AÇÕES
  • OPÇÕES
  • OPERAÇÕES ESTRUTURADAS
  • QUANTIFICAÇÃO DO RISCO
  • ANÁLISE FUNDAMENTALISTA
  • ANÁLISE TÉCNICA
  • EXERCÍCIOS PRÁTICOS
  • CONTROLE DE RISCO
  • ACOMPANHAMENTO DE OPERAÇÕES
  • RASTREAMENTO DE OPORTUNIDADES
  • PROFISSÕES NO MERCADO DE CAPITAIS

 

Alunos dessa IES, mesmo não sendo do curso de Administração se interessaram tanto pelo assunto que estavam trabalhando na UM Investimentos em Campinas e com muito sucesso na sua atuação.

Nesse sentido o curso despertou a curiosidade dos alunos, lhes deu um embasamento altamente profissionalizante e até os ajuda numa colocação no mercado de trabalho.

 

e-Robson Paniago é administrador Tecnológico, Zen & Social

site: www.clubedosadministradores.adm.br

e-mails: robsonpaniago@gmail.com, robsonpaniago@hotmail.com ou robson.paniago@fgv.br