Governo de Rafard reúne-se com Associação de produtores familiares de Capivari e Região

Vice-prefeito Carlos Bueno, Chefe da Agricultura e Pecuaria Marcio Jacob Hessel durante reunião com produtores.

Vice-prefeito Carlos Bueno, Chefe da Agricultura e Pecuaria Marcio Jacob Hessel durante reunião com produtores.

Com o objetivo de incentivar a comercialização de produtos oriundos da produção agropecuária de Rafard para a merenda de escolas e creches do município, o prefeito César Moreira recebeu, na última segunda-feira, dia 20, em seu gabinete, diretores de uma associação de agricultores familiares de Rafard, Capivari e Região para tratar do assunto.

Segundo o Presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural e Chefe do Departamento de Agricultura e Pecuária, Márcio Jacob Hessel, a finalidade do projeto discutido na reunião é associar o maior número possível de pequenos agricultores familiares do município a esta associação de agricultores, agregando valores e formalizando a comercialização de hortifrutigranjeiros de produtores do próprio município, garantindo produtos frescos e de boa qualidade para as crianças das escolas e creches municipais.

Atualmente essa associação de agricultores produz anualmente 40 toneladas de verduras e legumes, 60 toneladas de frutas e 1000 kg de ovos, sendo que toda mercadoria é vendida para o município de Capivari.

Para o vice-presidente do conselho de desenvolvimento rural de Rafard, o agricultor Antonio José Fávero, a única saída para a subsistência do pequeno produtor será o cooperativismo.

“Por meio do cooperativismo teremos mais força para conseguirmos linhas de créditos e apoio dos governos estadual e federal em programas que beneficiem o pequeno produtor,” registrou.

De acordo com o vice- Prefeito, Carlos Roberto Bueno, conhecido como Carlão da Aribela, detalhes como o cadastro da associação no departamento de cadastro e compras e abertura de uma chamada pública ainda são necessários e estão sendo trabalhados para formalizar comercialização.

“Teremos a oportunidade de comprar 30% do valor da merenda escolar do pequeno produtor e o objetivo é aumentarmos progressivamente, fazendo com que o capital circule dentro do próprio município, beneficiando nossos produtores familiares, além de fornecermos uma merenda de excelente qualidade para nossas crianças”, disse o vice-prefeito Carlão.