Capivari:Vereador Mateus Scarso apresenta projeto para combater a dengue através de controle biológico

A planta crotalária atrai insetos conhecidos como libélulas que se alimentam do mosquito Aedes aegypti.

O vereador Mateus Scarso (PMDB) apresentará na Câmara Municipal de Capivari, um Projeto de Lei que incentiva o cultivo das plantas citronela e crotalária no município, como método natural de combate à dengue.

Planta Crotalária

Planta Crotalária

Segundo o vereador, pesquisas confirmam que a planta crotalária atrai insetos conhecidos como libélulas, os quais se alimentam do mosquito Aedes aegypti.  

Além disso, as libélulas também colocam os ovos em água limpa e parada e suas larvas se alimentam de outros tipos de larvas, inclusive as do mosquito da dengue, eliminando os transmissores da doença.

“Além da larva da libélula se alimentar da larva do mosquito da dengue, a libélula adulta também se alimenta do mosquito adulto Aedes aegypti, reduzindo a população do transmissor da dengue”, afirma o vereador Mateus Scarso.

O projeto prevê a distribuição de mudas de citronela e sementes de crotalária pelos agentes da Secretaria Municipal de Saúde, concomitantemente às ações de visitas e mutirões de combate ao Aedes aegypti nas residências, comércios, etc.

O vereador Mateus Scarso também inseriu um artigo em seu Projeto de Lei, determinando que a Secretaria Municipal de Educação realize campanhas educativas nas escolas da rede municipal de ensino, informando sobre os benefícios da citronela e da crotalária como método natural de combate à dengue, bem como a distribuição de sementes da crotálaria aos alunos, conscientizando sobre a nova forma de combater a dengue através do controle biológico.

O Projeto deixa a cargo do município o plantio de mudas e sementes de crotalária nos canteiros de avenidas, praças e demais áreas públicas da cidade.

“Existem casos de cidades, como por exemplo Sorriso, no estado do Mato Grosso, que chegou ter 400 casos de dengue e uma morte, e com o plantio da planta crotalária no município, o número de casos chegou a zero no mesmo período do ano seguinte” enfatiza o vereador Mateus.

Ainda segundo Scarso, o custo para o município produzir as mudas e adquirir a semente é muito baixo, e, o método natural realmente funciona muito bem, pois as libélulas são predadores naturais do mosquito Aedes aegypt.

Ao usar a Tribuna Livre, na sessão de segunda-feira, 27, na Câmara Municipal, o vereador Mateus Scarso deixou claro que o uso da crotalária não dispensa os cuidados de cada morador com o seu ambiente doméstico, e os cuidados do governo local com os espaços públicos, mas esta é uma ajuda importante e ambientalmente adequada, que também  proporciona a beleza das flores e libélulas.