Capivariano x Corinthians: Gestão ou indigestão?

Ontem, após o termino do jogo, Capivariano x Corinthians na Arena Capivari, cujo o velho nome “Estádio Carlos Colnaghi” ainda lhe soa melhor pelo que ele representa para cidade de Capivari e para os Capivarianos.

Dei um giro pelas redes sociais e muito se falava a respeito do que foi o Jogo, optei por assistir pela TV, primeiro porque tenho medo daquilo tudo cair, segundo, porque posso acompanhar de perto os lances polêmicos, o tira teima e rebater com quem optou por uma experiência mais calorosa no estádio, mas sem os recursos da transmissão moderna.

Os torcedores do Capivariano reclamavam do tal apito amigo, assunto o qual não pretendo opinar sobre, até porque sei que esse assunto sempre surge quando o “beneficiado” é o time que ganhou e não o que perdeu… Coisas do futebol.

Mas, muita gente, torcedores de ambos os times, reclamavam do preço do ingresso, outros reclamavam da ausência dos corintianos no estádio, outros da transformação de frentes de estabelecimentos em estacionamento particular etc.

Enquanto buscava respostas, principalmente para a ausência do torcedor Corintiano no estádio, me dei conta que ainda não tinha feito o meu dever de casa: Abrir o e-mail da redação do CO. E quando o fiz, lá estavam todas as respostas, as que eu procurava e as que buscavam alguns nas redes sociais, quando questionavam sobre a ênfase que a mídia dar à torcida Corintiana relacionada à ausência da mesma no estádio. E as respostas vieram do manifesto de um leitor, Sr. Ismael, paulistano, residente na Vila Mariana em São Paulo que pretendia vir a Capivari assistir ao jogo, manifesto que deixo na integra pra que o nosso leitor entenda o pensamento de quem pretendia estar aqui no último domingo 22/03.

Hoje acordei com a firme intenção de assistir, em Capivari, ao jogo Capivariano x Corinthians. Levaria família e após um almoço na região iria ao Estádio – 16h00. Ocorre que, logo na hora do café, abro o caderno de esportes da Folha de São Paulo e vejo a lacônica matéria: “Força do Corinthians no Interior faz rival encarecer ingressos”. Então, de 20 a 30 reais, o Sr. “Gestor de Futebol” do Capivariano majora os ingressos para 100 e 120 reais. Ora, nessa brincadeira, gastaria só de ingressos um mínimo de 250 reais, fora o combustível, pedágios superfaturados, lanches e almoço. O que poderia ter sido um passeio dominical conhecendo a cidade e estimulando o comércio local, transformou-se em uma inconformada decisão de assistir ao jogo na TV, gastando no comércio paulistano mesmo. Muito se fala, hoje, em gestão. Poucos sabem o real significado da palavra. Como dizia Tancredo Neves: “Malandragem demais atrapalha”. Borderô de Arena em um
humilde estádio do interior de SP? E os serviços de Arena?

No jogo Ituano x Corinthians os ingressos, para os corinthianos, foram majorados também e o passeio até Itu, embora mais barato, que a Capivari, também ultrapassou as expectativas iniciais. O que parece uma oportunidade de angariar mais recursos, acaba deixando sequelas na imagem da cidade e do clube.

Nosso futebol, na verdade, não comporta arenas com preços exorbitantes aos simples assalariados – mas apaixonados torcedores. Penso que Governo e CBF devam avaliar a regulamentação de uma política, de preços, para os ingressos; assim como investir na reforma e manutenção dos estádios comuns, com arquibancadas de concreto polido mesmo, acessíveis ao cidadão comum. Estádio sem povo é inútil e acaba sendo visto como obra faraônica, mesmo que revestida das melhores intenções.

De qualquer forma, agradeço a oportunidade de um simples desabafo.

Com relação ao Time, não dar para deixar de parabenizar o esforço do Leão da Sorocabana. Fazer dois gols no Corinthians não é para qualquer um, basta olhar os demais times do campeonato, isso só reforça a ideia de raça que o time passa dentro de campo alinhado a Humildade do treinador Ivan Baittelo demonstrada nas suas declarações antes e depois do jogo.

Meus parabéns ao Leão da Sorocabana

 

O título da matéria é o título do e-mail enviado pelo Sr. Ismael por meio do nosso canal de comunicação no site www.capivarionline.com.br

(Capivariano x Corinthians: Gestão ou indigestão?)

Por: Elielson de Andrade