Capivari: Fórum Regional sobre Medidas Socioeducativas

Com a presença de cerca de 100 pessoas o 1º Fórum Regional sobre Medidas Socioeducativas realizado na manhã de quinta-feira, dia 20, no Siam (Serviços Integrados da Administração Municipal), pela Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social foi um sucesso.

O objetivo do evento foi apresentar à comunidade de Capivari e região o trabalho realizado com adolescentes no município, trazer conhecimento e informação sobre Medida Socioeducativa e desmitificar preconceitos que muitos têm com o adolescente que cometeu ato infracional. A ideia também foi de agregar parceiros na construção da rede de proteção.

Para iniciar o evento foi realizada cerimônia de abertura que contou com a presença do secretário de Governo, Ivan Rosatto, representando o prefeito, Rodrigo Proença, a analista do Ministério Público, Cristina Célia Garcia, representado o promotor de Justiça, Dr. José Joel Domingos, a representante da Juíza de Direito, Ana Silvia Osti Coan e a diretora da DRADs, Maria Aparecida Germek.

Logo após a peça “A Busca” foi apresentada pelo Grupo Cia Ui de Teatro, da Secretaria da Cultura e Turismo, conduzidos pela professora, Vivian Ui. A apresentação teve como base salientar a importância do amor e do respeito para com os outros.

O público presente pode acompanhar a palestra “O que são Medidas Socioeducativas” realizada pela orientadora, Ana Luisa Botezeli, a coordenadora, Maria do Carmo Latanze Righet e o XX. Todos os três pertencem ao Seame (Serviço de Apoio ao Adolescente com Medida Socioeducativa) do município de Piracicaba.

O Seame, criado em 1981 pela Diocese de Piracicaba, mantém vínculo com a Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Piracicaba que encaminha à entidade os adolescentes aos quais foram aplicadas as medidas socioeducativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade. Além disso, se mantém até hoje o trabalho dos casais voluntários em parceria com o atendimento técnico.

Durante a palestra eles falaram um pouco sobre o dia a dia do Seame, de adolescentes que se superaram e tomaram outros rumos em suas vidas, além de apresentarem gráficos sobre a porcentagem de atendidos entre homens e mulheres, situação familiar, entre outros.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, o primeiro fórum realizado no município foi muito produtivo com a troca de experiências entre os municípios da região. “Ficamos muito felizes em receber o público da área social, além de autoridades e profissionais das áreas da saúde e educação. A manhã foi muito produtiva”, ressaltou. Com uma participação acima do esperado, o secretário já comentou sobre a realização de outros fóruns.