Capivari: Escolas municipais registram queda no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)

Algumas Escolas municipais de Capivari ficaram abaixo da meta projetada para o IDEB de 2015, além de não atingirem a meta, as escolas tiveram regressão no índice em relação ao ano anterior que toma como base, dados de 2012 e 2013, é o caso das escolas: ESCOLA MUNICIPAL AUGUSTO CASTANHO e ESCOLA INTEGRAL DE CAPIVARI JOSE ANNICCHINO FU PAULO.

Escolas municipais de Capivari registram queda no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)

Escolas municipais de Capivari registram queda no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)

As escolas CHERUBIM FERNANDES SAMPAIOE.M.E.I.E.F PROFESSOR JOSE BENEDITO PINTO ANTUNES  , conseguiram atingir a meta projetada, no entanto tiveram redução no índice em relação ao índice apresentado em 2013.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador de desempenho da educação brasileira divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC).

O Ideb relaciona duas dimensões: o desempenho dos estudantes em avaliações de larga escala e a taxa aprovação. O desempenho é calculado a partir da Prova Brasil/Saeb, quando os estudantes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino médio são avaliados em Leitura e Matemática.

Os dados de aprovação são verificados a partir do Censo Escolar da educação Básico, realizado anualmente. O Ideb é calculado para escolas e para sistemas de ensino que monitoram o seu desempenho em relação a metas individuais pactuadas com o governo federal. O índice varia de 0 a 10: quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos promovidos, maior será o Ideb.

Apesar do decréscimo no índice, no geral, Capivari fechou acima do projetado, considerando as escolas do 4º ao 5º ano, e abaixo do projetado considerando escolas do 8º ao 9º ano. 

A matéria não considerou índices das escolas estaduais e ou federais.

Fonte: IDEB