A essência da vida física: A água

    Embora o nosso planeta terra tenha 2/3 de água  e 1/3 de terra ,  não podemos esquecer que  apenas 12% de toda água  é água potável doce , o restante é água salgada , dos oceanos e mares a fora . A população vem crescendo exponencialmente,  e a quantidade de água é a mesma , para todo  o ecossistema ,que se fosse  tratado com cuidado ,sem poluição , conservando   as nascentes  e tratando todo o esgoto  e resíduos das industrias, poderíamos estar numa situação com a água  mais confortável  não somente para nossa geração mas também para as que virão .

  Sabemos que por estudos, até 2050, 40% da população poderá padecer por falta de água, de acordo com outros estudiosos mais pessimistas até 2025 estaremos numa situação de alerta.

  O clima no planeta tem mudado consideravelmente,  temos ondas fortes de calor numa região  e frio excessivo  em outras . Nós, aqui no sudeste  Brasileiro  passamos por uma situação  inusitada , forte verão , com evaporação  das represas ,levando muitas cidades a racionar  a água  potável nas torneiras,  alguns rios secando literalmente , como  é o caso do Rio Piracicaba ,próximo a nossa cidade , que também ,está em estado  de uso racional da água . Vemos  ribeirão que está virando um  caminho de poeiras … a temperatura  há  muito tempo não era tão abrasiva como  está , temperaturas altas , grau de umidade baixo , e chuvas em atraso ,devido a uma grande massa de ar quente bloqueando a entrada das massas frias ,que provocam  as chuvas ,nesta época de verão .

  O setor energético brasileiro depende em grande parte das hidroelétricas, que estão com  as reservas baixas , na média de 37% , o que gera  problemas , tendo que o setor acionar outras formas de energias mais  caras , para suprir  a queda na produção de energia pelas turbinas .

  Devemos lembrar que os rios estavam quase secando como  é o caso  do Rio Piracicaba , onde toneladas de peixes estão  mortos  em seu leito ,praticamente  sem água , e que  a mais problemas grave se apresenta  neste momento : a morte dos peixes devido  a estiagem  e  praticamente o fim das águas do Rio Piracicaba ,vem agora acarretar um outro problema sério , a decomposição  de toneladas de peixes neste espaço do rio , poderão causar  problemas  de saúde  publica , pois  além do mau cheiro que gerará , poderá contaminar  toda  a água do rio restante  e que virá com  as chuvas , gerando problemas de saúde a população . É necessário que se removam estes dejetos, fazendo uma ampla limpeza no curso do rio ,e com  a volta das chuvas , que estão pouco a pouco retornando, é uma  providencia urgente , que ser feita pela administração  da Cidade ,responsáveis do setor ,evitando , mais  problemas ,principalmente  as populações que estão próximas  as margens do rio.

 Água é tudo… Apesar de dependermos  da normalização das chuvas para compensar tudo que refletimos acima ,  deveríamos começar a  recuperar  os rios , os córregos , melhorar a limpeza  da áreas do  rio , reestruturamos as várzeas  ao redor dos mesmos, para deixarmos  a melhor herança que podemos  passar a nossos filhos e a próxima geração : A água da vida .

 Vamos caro leitor pedir ao criador, que compense, neste mês de passagem de estação, o mês de março, as chuvas que se perderam pela estiagem prolongada, Que a chuva se normalize principalmente nas áreas onde a estiagem avança… Vamos lutar pela vida…  Pois a água é sinônima de Vida.

  

  RONEI ANTONIO BOSSOLAN – Economista, filósofo, Professor de Idiomas e Proprietário da Escola de inglês: BOSSOLAN ´S ENGLISH COURSE.